16/01/2018 11:22:00 - Atualizado em 16/01/2018 12:59:00

Estado de São Paulo é incluído em área de risco de febre amarela

Redação/RedeTV! com Ansa

A Organização Mundial da Saúde (OMS) incluiu todo o estado de São Paulo como área de risco de febre amarela. Nesta terça-feira (16), a entidade divulgou uma alteração em sua recomendação aos viajantes que pretendem passar pelo Brasil e colocou o estado paulista em sua lista. Assim, os turistas devem se vacinar com dez dias de antecedência antes de passarem pela região.

Até 2016, a OMS recomendava vacina para os viajantes que passassem pelos estados do Norte, Centro-Oeste e parte do Brasil. A lista também incluía Maranhão, Minas Gerais e determinadas áreas de São Paulo, Piauí e Bahia.

A publicação divulgada nesta terça destaca que o Brasil teve 777 casos de febre amarela de dezembro de 2016 a junho de 2017. No total, foram registradas 261 mortes em consequência da doença.

De janeiro do ano passado até agora, o governo de São Paulo registra 21 mortes. Desde janeiro do ano passado, 21 mortes por febre amarela silvestre foram confirmadas no estado e há 40 casos autóctones, quando a doença é contraída na própria cidade). O Rio de Janeiro tem três mortes.

O governo de Minas Gerais comunicou na segunda-feira (15) a morte de mais duas pessoas por febre amarela. No início deste mês, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais afirmou que o cenário atual da febre amarela pode ser classificado como a maior epidemia da doença no país.

Recomendado para você

Comentários