16/03/2018 20:30:00 - Atualizado em 16/03/2018 21:06:00

Entenda a polêmica da bombacha "skinny" que está dividindo a tradição gaúcha

Redação/RedeTV!

(Foto: Divulgação)

O movimento tradicionalista Gaúcho (MTG) se envolveu em uma polêmica ao publicar uma nota em que crítica o uso de um novo modelo de bombachas. Segundo o texto, um novo modelo das botas típicas e vem sendo usadas por jovens que estão desrespeitando a tradição.

O argumento é de que a nova vestimenta é muito justa e fora do padrão, descaracterizando o uso da bombacha. "O que a grande maioria está usando está muito mais próximo do padrão de uma calça do que o padrão definido para bombacha", diz a nota assinada pelo presidente do movimento. 

O modelo batizado de "skinny" se popularizou entre jovens e moradores de zonas rurais do estado. A preocupação do MTG se intensifica com a Festa Campeira do Rio Grande do Sul, evento tradicional que acontece até o próximo domingo (18), as orientações indicam o uso do modelo clássico da roupa durante a festa.

As bombachas chegaram na região durante a Guerra do Paraguai e desde então viraram parte fundamental do guarda roupa dos gaúchos mais tradicionalistas.

O MTG estabelece um padrão para o uso da vestimenta, confira algumas regras:

Tecido

Brim (não jeans), sarja (lã), linho, algodão, oxford, microfibra. É vedado o uso de bombachas plissadas e coloridas.

Cores

Claras ou escuras, sóbrias ou neutras, tais como marrom, bege, cinza, azul-marinho, verde-escuro e branca. Fuja das cores agressivas, fosforescentes, contrastantes e cítricas, como vermelho, amarelo, laranja, verde-limão, cor-de-rosa.

Padrão

Liso, listradinho e xadrez discreto. 

Modelo

Cós largo sem alças, dois bolsos na lateral, com punho abotoado no tornozelo.

Favos

O uso de favos e enfeites de botões (devem ser do tamanho daqueles utilizados nas camisas, vedados os de metal) depende da tradição regional. As bombachas podem ter, nos favos, letras, marcas e botões. Quando usar favos, deverão ser da mesma cor e tecido da bombacha. Os desenhos serão idênticos em uma e outra perna

Largura

Com ou sem favos, coincidindo a largura da perna com a largura da cintura, ou seja, uma pessoa que use sua bombacha no tamanho 40, automaticamente deverá ter, aproximadamente, uma largura de cada perna de 40 cm de tal forma que não seja confundida com uma calça.

Uso

As bombachas deverão estar sempre para dentro das botas 

Veja mais:

Polícia faz operação contra tráfico de drogas no Rio Grande do Sul

Recomendado para você

Comentários