31/03/2020 08:48:00 - Atualizado em 31/03/2020 10:12:00

Coronavírus: 500 mil kits de teste rápido chegam ao Brasil

Redação/RedeTV! com Agência Brasil

Estes tipos de testes dão resultado em apenas 15 minutos. A empresa Vale, que trouxe os exames da China, pretende trazer mais 4,5 milhões de kits


500 mil kits de teste rápido, doados pela Vale, para coronavírus chegam ao Brasil - (Foto: Divulgação/Vale)

500 mil kits de teste rápido para o coronavírus (Sars-CoV-2) chegaram ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, nesta segunda-feira (30). Segundo a Vale, que adquiriu os kits e os doará ao governo brasileiro para distribuição no País, este é apenas o primeiro lote e mais 4,5 milhões de unidades restantes serão entregues no decorrer do mês de abril.

Este tipo de exame, produzido pela empresa chinesa Wondfo, já possui registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e permite ter um resultado em apenas 15 minutos.

“A Vale oferece essa ajuda à sociedade brasileira em um momento em que o país se une pela saúde e segurança das pessoas. Estamos lançando mão da nossa rede de logística na Ásia para trazer ao Brasil insumos que poderão fazer a diferença na vida das pessoas”, afirmou, em nota, o presidente da empresa, Eduardo Bartolomeo.

Além dos “testes rápidos”, a Vale também está comprando diz que está comprando equipamentos de proteção individual, como óculos, luvas e máscaras, para médicos e enfermeiros. O material - também de fornecedores chineses - será encaminhado ao governo brasileiro. O valor do investimento não foi informado.

Outras grandes empresas brasileiras também anunciaram doações para ajudar no combate ao coronavírus. Itaú, Ambev, Lojas Renner, Petrobras, MRV, Marfrig, Unilever, PSA Peugeot Citroën, General Motors e Volkswagen são algumas das companhias e grupos que já ofereceram recursos e auxílio.

Distribuição e logística

A logística de distribuição dos kits no Brasil será feita pelo governo federal e o Ministério da Infraestrutura é o responsável por garantir a oferta de linhas aéreas essenciais para o despacho do material. A pasta também deve atuar em suporte quando houver lacunas na distribuição. “O ministro Tarcísio [Freitas] está em contato com os estados através do Conselho Nacional de Secretários de Transportes (Consetrans) e conta com a possibilidade de usar aeronaves e veículos oficiais, além do apoio das Forças Armadas”, informou o ministério.

Em publicação no Twitter, o presidente Jair Bolsonaro destacou o trabalho da equipe. “Chega o primeiro lote de kits de exame rápido. Quinhentos mil itens de um total de 5 milhões doados pela Vale. A distribuição do material desta etapa está a caminho dos 26 estados de todo Brasil e DF”, escreveu.


500 mil kits de teste rápido, doados pela Vale, para coronavírus chegam ao Brasil - (Foto: Divulgação/Vale)

Veja também!

>>> OMS: governos devem pensar em quem precisa garantir o pão de cada dia

>>> "Isolamento não pode ser imposto de forma quase eterna", diz Bolsonaro

>>> Teste com hidroxicloroquina na Itália dá resultado positivo

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários