18/08/2022 11:02:00

Congonhas e outros 14 aeroportos vão a leilão nesta quinta-feira

Redação RedeTV!

O Ministério da Infraestrutura espera um investimento de R$ 7,3 bilhões do setor privado

(Foto: Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (18), o aeroporto de Congonhas, o segundo mais movimentado do país, será ofertado ao setor privado em leilão, na Bolsa de Valores de São Paulo (B3). Além de Congonhas, outros 14 aeroportos também fazem parte das concessões aeroportuárias do governo federal.

O Ministério da Infraestrutura espera que os ganhadores do leilão invistam R$ 7,3 bilhões em melhorias e modernização dos terminais ao longo dos 30 anos de acordo.

Devido aos trâmites internos, os contratos devem ser assinados no final deste ano. Enquanto isso, a empresa tem um período de seis meses de operação compartilhada para só depois assumir totalmente o aeroporto.

De acordo com dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) de 2019, os aeroportos são responsáveis por 16% do tráfego de passageiros do país, cerca de 30 milhões anualmente.

O leilão é dividido em três blocos, confira-os abaixo:

- Bloco SP-MS-PA-MG: composto dos aeroportos de Congonhas, em São Paulo (SP); Campo Grande, Corumbá e Ponta Porã, em Mato Grosso do Sul (MS); Santarém, Marabá, Parauapebas e Altamira, no Pará (PA); Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais (MG).

-  Bloco Aviação Geral: formado pelos aeroportos Campo de Marte, em São Paulo (SP), e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro (RJ).

- Bloco Norte II: composto pelos aeroportos de Belém (PA) e Macapá (AP).

Veja também!

>>> Uso de máscara deixa de ser obrigatório em aeroportos e aeronaves no Brasil

>>> Desfile de 7 de setembro é cancelado no Rio de Janeiro

>>> Alexandre de Moraes defende atuação conjunta nas eleições

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários