28/07/2016 17:49:00 - Atualizado em 28/07/2016 18:04:00

Concurso público exige Papanicolau ou "teste de virgindade" para mulheres no DF

Redação RedeTV!

Bombeiros do DF durante entrega de novos veículos (Foto: Reprodução/Fotos Públicas)

Um dos exames exigidos para o concurso do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal tem causado polêmica na internet: mulheres precisam apresentar laudo do Papanicolau (exame cientificamente conhecido como colpocitopatologia oncótica, realizado como prevenção ao câncer do colo de útero e ao HPV) ou comprovar que não tiveram o hímen rompido.

Em nota, a corporação afirmou que não considera a medida discriminatória, alegando que o objetivo é aferir "a condição física e laboral dos candidatos". A comissão do concurso disse ainda que uma alteração no exame não vai excluir necessariamente uma candidata, além de manter os dados em sigilo. 

(Foto: Reprodução)

O concurso, que tem prova prevista para o dia 9 de outubro, oferece 779 vagas e salários que variam entre R$ 5,1 mil e R$ 11,6 mil. As inscrições foram abertas no dia 18 de julho e seguem até 18 de agosto.

Sobre os exames solicitados aos homens, não há nada semelhante. "Sobre o exame de próstata, informamos que se trata de um exame preventivo indicado pelo médico aos homens a partir dos 40 anos de idade, sendo esta idade superior ao limite exigido para ingresso nos quadros da corporação", disse. Também não há solicitações de exames para doenças sexualmente transmissíveis, nem mesmo HPV.

Ginecologista e obstetra Dra. Renata Vieira de Carvalho Isaac afirma que profissional deve desmistificar tabus da primeira consulta ginecológica:

Recomendado para você

Comentários