09/02/2017 09:38:00 - Atualizado em 09/02/2017 10:01:00

Carro toca "Imagine" e projeta "sem medo" nas ruas de Vitória

Redação RedeTV!

(Foto: Reprodução/Facebook)

Em meio à violência que tomou conta do Espírito Santo, após a paralisação da Polícia Militar, uma ação trouxe um pouco de esperança aos moradores de Vitória. Na noite desta quarta-feira (8), um carro circulou pela capital capixaba tocando a música "Imagine", de John Lennon, e projetando a mensagem #SemMedo nas ruas.

A música escolhida é considerada um hino pacifista e fala sobre viver em um mundo igualitário e de tranquilidade. Entre os trechos da canção: "Imagine todas as pessoas vivendo a vida em paz" e "Você pode dizer que sou um sonhador, mas eu não sou o único. Espero que um dia você se junte a nós e o mundo viverá como um só".

O gesto repercutiu nas redes sociais e parece ter emocionado os moradores, que estão vivendo em meio ao medo e à violência. "Ontem na hora de dormir - todos confinados em suas casas- recebemos este alento ao som de IMAGINE - foi lindo! #semmedo", contou uma moradora de Vitória. "Uma atitude de paz, em dias de tanta violência, acalenta um pouco nossos corações!", disse uma internauta.

Um dos responsáveis pela iniciativa, Rike Soares criou um evento no Facebook chamado "Transmissão ao vivo de Vitória", com a intenção de reunir moradores no bairro Jardim da Penha para "mostrar força". "Quanto mais pessoas, mais mostramos que o medo nunca irá vencer", escreve ele, dizendo também que "ficar preso em casa é deixar a cidade morta, entregue".

(Foto: Reprodução/Instagram)

Onda de violência

Desde sábado (4), familiares de policiais começaram a fazer protestos na frente dos batalhões, a fim de impedirem a atuação dos oficiais. 

A Constituição não permite que militaresm façam greve e o movimento dos familiares dos PMs foi considerado ilegal pelas autoridades. Ainda assim, a polícia militar não saiu às ruas, o que gerou uma onda de violência, com mais de 90 mortes somente nos últimos dias, além de assaltos e saques a lojas na Grande Vitória.

Ontem, pela primeira vez, familiares dos policiais paralisados reuniram-se com o governo do Espírito Santo. O grupo pediu duas coisas: anistia geral aos policiais e 100% de aumento para toda a categoria.

O secretário de Direitos Humanos, Julio Pompeu, informou que foi marcada para hoje à tarde nova reunião para que o governo apresente uma contraproposta.

Enquanto isso, 1.850 homens das Forças Armadas e da Força Nacional devem fazer patrulhamento na região. 

Em vídeos, moradores do Espírito Santo relatam dramas da violência:

Recomendado para você

Comentários