22/05/2015 08:23:00 - Atualizado em 22/05/2015 12:22:00

Campanha de vacinação contra gripe será prorrogada

Redação/RedeTV!

A injeção protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B (Fotos Públicas)

A campanha de vacinação contra a gripe acaba oficialmente nesta sexta-feira (22), mas foi prorrogada no Distrito Federal e em cidades de Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Piauí, Pará e Alagoas. Entre as cidades que seguirão com a aplicação da vacina estão Santarém (PA) e Petrolina (PE).

De acordo com o Ministério da Saúde, a um dia do fim da campanha nacional, 38,6% dos 49,7 milhões de brasileiros que formam o público alvo da vacina haviam sido medicados. A meta do governo é atingir ao menos 80% do total previsto. A pasta ainda avalia se as vacinas continuarão sendo aplicadas.

Fazem parte do grupo vulnerável as crianças de seis meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, presos e funcionários do sistema prisional.

A injeção protege contra os subtipos do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B.

Segundo o Ministério, o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos da proteção contra doença. Assim, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a imunidade antes do início do inverno. O período de maior força da gripe vai do final de maio até agosto.

No ano passado, 1.794 pessoas foram internadas por causa de complicações da gripe, sendo que 326 morreram.

Recomendado para você

Comentários