17/02/2020 15:52:00 - Atualizado em 17/02/2020 18:59:00

Aluno sem uniforme é obrigado a usar camiseta escrito "empréstimo" em Americana

Gabriel Siqueira Lopes - Redação/RedeTV!

Caso foi em uma escola estadual e Secretaria da Educação disse que uma ação como essa está em "total desacordo" com o que a pasta prega

(Foto: Reprodução/Facebook)

Uma escola estadual de Americana, cidade da microregião de Campinas, no estado de São Paulo, obrigou um aluno de 8 anos a usar uma camiseta escrito "empréstimo" por não ter ido uniformizado à aula. As fotos divulgadas pela irmã do garoto viralizaram nas redes sociais e a diretora teria dito que a ação visava envergonhar os alunos. A profissional foi acusada de propagar o bullying pela família do garoto.

O caso aconteceu na terça-feira (11) na escola Estadual Maestro Germano Benencase, no Jardim Alvorada, e Ingrid Mobilon, de 18 anos, irmã do menino que vestiu a blusa, fez uma postagem indignada no sábado (15) afirmando que a situação era "muito triste", que estava indignada e escreveu que os pais estavam desempregados e sem condições para comprar o uniforme escolar. Em conversa com o Portal da RedeTV!, a jovem contou que a criança chegou em casa no dia do ocorrido dizendo que não iria mais voltar para a escola enquanto a família não conseguisse comprar um uniforme. 

O menino teria sofrido bullying dos amigos e "foi a primeira vez em dois anos que ele reclamou da escola", segundo Ingrid. Depois da história viralizar, o garoto ganhou uniformes, bermudas, tênis e material escolar de doações para continuar o ano letivo. 

A família ainda disse que uma prima deles teria sido chamada na mesma semana pela diretora do colégio para falar sobre a questão de uniformes. Ela teria dito que o uso da camiseta escrita "empréstimo" era para fazer "os alunos passarem vergonha mesmo" e que estava fazendo isso pois via alunos com celulares caros, mas sem uniforme.  

A criança já voltou a frequentar a escola normalmente, mas a irmã disse que a família está temendo represálias. "Nós estamos com medo dele sofrer algum tipo de perseguição", afirmou. 

O Subsecretário de Articulação Interino da Secretaria de Educação do estado de São Paulo, Henrique Pimentel Filho, enviou um vídeo ao Portal da RedeTV! em que fala que "é inadmissível que uma prática dessa ocorra na rede estadual", que uma ação como essa está em "total desacordo com o que a secretaria prega" e o cuidado com as pessoas é um princípio fundamental no planejamento estratégico da pasta. Pimentel afirmou que está averiguando o que está acontecendo na escola e que a diretora  "foi orientada a parar com a prática imediatamente", além de ter advertido verbalmente a profissional. Todos os responsáveis pela prática responderão administrativamente pelo ocorrido, segundo a secretaria. 

O Portal da RedeTV! ainda tentou contato diretamente com o colégio, mas foi informado que "não estavam autorizados a dar entrevistas". A Diretoria de Ensino de Americana disse à reportagem que não está comentando o caso. 

Veja também!

>>> Anvisa descarta coronavírus em navio que atracará no Porto de Santos

>>> Pessoas são baleadas em bloco de pré-Carnaval em São Paulo

>>> Palmeiras derrota Mirassol por 3 a 1 no Campeonato Paulista

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal

Recomendado para você

Comentários