10/04/2020 06:54:00 - Atualizado em 10/04/2020 07:11:00

94% dos leitos clínicos da rede municipal de São Paulo estão ocupados com casos de coronavírus

Redação/RedeTV!

Dados da Secretaria Municipal de Saúde, obtidos pela rádio CBN, apontam que 9 em cada 10 leitos clínicos de internação dos hospitais da cidade estão ocupados com casos de Covid-19

(Foto: Marcelo Casal Jr./Agência Brasil)

Nove em cada dez leitos clínicos da rede municipal de São Paulo estão ocupados com casos de coronavírus, de acordo com dados são da Secretaria Municipal de Saúde divulgados pela rádio CBN na noite desta quinta-feira (9). A capital paulista é atual epicentro da pandemia de Covid-19 no Brasil, com 5.832 casos confirmados.

Segundo o levantamento, a taxa ocupacional de Covid-19 nas unidades hospitalares é de 94% dos leitos clínicos, 65% dos leitos de UTI e 72% dos leitos de observação. Ao todo, a cidade possui 507 leitos de UTI e 3.240 leitos de internação.

Com o sistema de saúde em saturação quase total, a Prefeitura de São Paulo afirma que está implantando 933 novos leitos de cuidados intensivos. A gestão também acredita que os hospitais de campanha construídos na cidade - no estádio do Pacaembu e no Anhembi - devem auxiliar no atendimento a demanda de pacientes. Foram construídos 2 mil leitos de baixa complexidade, sendo 80 semi-intensivos.

Outros dados apurados pela rádio apontam também que a Covid-19 já chegou nas periferias da cidade. A Secretaria Municipal da Saúde se posicionou sobre o assunto, em nota oficial.

"A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), informa que a rede municipal dispõe de 507 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo 372 leitos de UTI adulto, 135 leitos de UTI infantil e 3.240 leitos de internação. A taxa ocupacional dos leitos de Covid-19 das unidades hospitalares é de 94% dos leitos clínicos, 65% dos leitos de UTI e 72% dos leitos de observação, com exceção aos Hospitais Municipais de Campanha (HMCamp).

A administração municipal está implantando 933 novos leitos de cuidados intensivos para auxiliar no atendimento durante o período de pandemia do coronavírus (Covid-19). Além da ampliação de leitos nos hospitais municipais, e com o objetivo de atender a demanda prevista de novos casos de coronavírus, a Prefeitura implantou os Hospitais de Campanha (HM Camp), com dois mil leitos de baixa complexidade no estádio do Pacaembu e no Anhembi, destes 80 serão leitos semi-intensivos. As vagas nesses locais serão reguladas e disponibilizadas para pessoas que estão sendo atendidas nos equipamentos de saúde de São Paulo. O hospital M’Boi Mirim contará com novos 100 leitos."

O número de mortes decorrentes do novo coronavírus no Brasil totalizou 941, segundo atualização divulgada pelo Ministério da Saúde nesta quinta (9). Ao todo, o Brasil registrou 141 mortes e 1.930 novos casos confirmados nas últimas 24 horas.

Veja também!

>>> Após 43 dias, coronavírus já matou mais no Brasil do que dengue, H1N1 e sarampo em 2019

>>> Vídeo mostra como o coronavírus pode circular em corredores de supermercados

>>> Onyx defende volta gradual da atividade econômica após a Páscoa

Assista aos vídeos e inscreva-se no canal da RedeTV! no YouTube

Recomendado para você

Comentários