19/08/2016 11:47:00 - Atualizado em 19/08/2016 12:23:00

Ryan Lochte pede desculpa por falso relato de assalto no Rio

Redação/RedeTV!

O nadador norte-americano medalhista de ouro Ryan Lochte pediu desculpas nesta sexta-feira (19) por seu comportamento nos Jogos Rio 2016. O atleta foi acusado pela polícia brasileira de inventar uma história sobre um roubo à mão armada para encobrir um incidente em um posto de gasolina.

"Deveria ter sido muito mais responsável em como me comportei, e por isto peço desculpas aos meus colegas de equipe", disse ele em publicação nas redes sociais.

Na postagem, ele ainda se responsabiliza pelo ocorrido e lamenta ''por não ter sido mais cuidadoso e sincero''. "Eu quero me desculpar pelo meu comportamento na última semana – por não ter sido mais cuidadoso e claro em como eu descrevi os eventos daquela manhã e pelo meu papel em tirar o foco de muitos atletas que estão cumprindo seus sonhos de participar das olímpiadas. Eu esperei para compartilhar esses pensamentos até a confirmação de que a situação legal estava encaminhada e que estivesse claro que meus companheiros de equipe iriam chegar em casa em segurança", escreveu.

O atleta também citou a ''barreira do idioma'' como uma das causas da confusão. "É traumático estar até tarde fora com seus amigos em um país estrangeiro – com a barreira do idioma – e ter um estranho apontando a arma para você e exigindo dinheiro para deixar você ir, mas apesar do comportamento de qualquer outra pessoa naquela noite, eu deveria ter sido muito mais responsável com a forma que me conduzi e, por isso, peço desculpas aos meus companheiros de equipe, meus fãs, meus adversários, meus patrocinadores e os anfitriões deste grande evento. Eu sou muito orgulhoso em representar meu país em uma competição olímpica e essa é uma situação que poderia e deveria ter sido evitada. Eu aceito minha responsabilidade no que aconteceu e aprendi algumas lições valiosas".

E, por fim, agradeceu os companheiros de equipe e lamentou ocorrido. "Eu sou grato aos meus companheiros da equipe de natação dos EUA e ao Comitê dos EUA (USOC, na sigla em inglês) e aprecio todos os esforços do COI, do Comitê Rio-2016 e das pessoas do Brasil que nos receberam no Rio de Janeiro e trabalharam tão duro para garantir que os Jogos Olímpicos dariam uma vida inteira de grandes novas memórias.
Muita coisa já foi dita e muitos recursos valiosos foram dedicados ao que aconteceu na última semana, então eu espero que nós celebremos as grandes histórias e performances destes Jogos e olhemos em frente para celebrar sucessos futuros".

Lochte, Bentz e Conger voltaram aos Estados Unidos, enquanto Feigen ainda está o Brasil. Feigen irá pagar 35 mil reais para uma instituição de caridade brasileira, informou a polícia.

Recomendado para você

Comentários