01/04/2015 11:27:00

Uganda investiga ameaça de morte contra corredor

/Agência Estado
A Federação de Uganda de Atletismo está investigando uma acusação realizada pelo atual campeão da prova dos 10 mil metros nos Jogos da Commonwealth, Moses Kipsiro, de que ele recebeu uma ameaça de morte de um treinador. Ao mesmo tempo, a polícia revelou nesta quarta-feira que prendeu um parente do corredor pela suspeita de ter tentado incendiar a casa do técnico alvo da acusação.

O aparente conflito entre Kipsiro e o técnico Peter Wemali vem desde o ano passado, quando o treinador foi acusado de abusar sexualmente de algumas atletas. Kipsiro foi um dos competidores que realizaram a denúncia. O treinador foi inocentado e nem chegou a enfrentar acusações criminais.

O presidente da federação de Uganda, Dominic Otuchet, declarou que a entidade e a polícia estão apurando a acusação de que Kipsiro recebeu, na semana passada, uma ameaça de morte em seu telefone celular e se Wemali estava por trás disso.

Kipsiro disse que ele estava "mentalmente torturado" pela ameaça, o que o levou a desistir de participar do Mundial de Cross-Country na China. Mas Kipsiro, que também desistiu de corridas anteriores, enfrentará uma ação disciplinar, se for verificado que ele mentiu sobre a ameaça, disse Otuchet.

Wemali negou ter feito a ameaça, e a polícia explicou que Kipsiro não fez uma denúncia formal. "Estamos investigando o assunto. A federação também está tentando determinar se ele (Kipsiro) disse mentiras", afirmou Otuchet. Ele também declarou que Kipsiro poderá ser banido se for constatado que mentiu.

Nesta quarta-feira, um homem foi preso por suspeita de colocar fogo na casa de Wemali, disse a polícia. A corporação identificou o homem preso como Simon Ayeko, que é um primo de Kipsiro e também um corredor profissional. Akeyo foi visto nos arredores da casa de Wemali na noite de domingo, durrante o incêndio, de acordo com a polícia, que está à procura de um segundo suspeito.

Kipsiro manteve o seu título dos 10 mil metros nos Jogos da Commonwealth em Glasgow, na Escócia, em 2014 - quatro anos antes, ele também havia vencido a prova dos 5 mil metros. Além disso, ele faturou o bronze no Mundial de Atletismo de 2007 nos 5 mil metros.

Recomendado para você

Comentários