01/09/2015 09:47:00 - Atualizado em 01/09/2015 10:42:00

Tóquio abandona logo da Olimpíada após acusação de plágio

2015-09-01 12:38:30 GMT+00:00 - Reuters

(Reuters)

Por Elaine Lies

TÓQUIO (Reuters) - Os organizadores dos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020 abandonaram nesta terça-feira o uso do logotipo escolhido para a competição, após acusações de plágio, afirmando que não foi copiado, mas dizendo que diante das muitas dúvidas levantadas optaram por não utilizá-lo.

A decisão incomum é o último constrangimento para o Japão, que se prepara para sediar os Jogos pela segunda vez. A cidade já havia abandonado os planos de construir um novo estádio Olímpico, por isso o caso do logotipo obscurece ainda mais a sua reputação, autoproclamada, de ser um "par de mãos seguras" para sediar o espetáculo dos esportes.

Perguntas sobre o logotipo 2020 surgiram imediatamente depois de sua apresentação, em julho, quando o designer belga Olivier Debie disse que era muito semelhante ao seu logotipo para o Teatro de Liège e exigiu que seu uso fosse interrompido. Ele e o teatro, posteriormente, entraram com uma ação em um tribunal local.

Toshiro Muto, o CEO da Tóquio 2020, disse que o designer Kenjiro Sano continua a negar ter copiado o emblema, mas o executivo afirmou que as dúvidas do público sobre o assunto estavam pondo em perigo a reputação dos Jogos Olímpicos, por isso pediu que fosse retirado.

"Decidimos que honrar a posição de Sano e começar a trabalhar em um novo logotipo é a decisão mais apropriada para resolver esta situação", disse Muto em uma entrevista coletiva transmitida ao vivo por quase todas as estações de televisão no país.

Recomendado para você

Comentários