28/01/2020 07:51:00

Piloto do helicóptero de Kobe tentou manobra para ganhar altitude antes do acidente

Redação/RedeTV!

Mau tempo é investigado como o principal fator para a queda da aeronave que matou ex-lenda do basquete e mais 8 pessoas


Kobe Bryant e filha morreram em um acidente de helicóptero em Calabasas, EUA - (Foto: AP)

De acordo com o  (NTSB, em inglês), o piloto do helicóptero do ex-jogador de basquete Kobe Bryant - que morreu junto a 8 pessoas após um acidente com a aeronave neste domingo (26) - tentou ganhar altitude para evitar uma camada de nuvens antes da queda da aeronave. 

Logo após o trágico acidente, o nevoeiro em Calabasas, região próxima à Los Angeles (EUA), foi colocado no centro das investigações como principal motivo da a fatalidade. Durante o voo, o piloto Ara Zobayan (que também foi uma das vítimas da queda da aeronave) operava sob “regras especiais de visibilidade de voo”, medida que permite a quem conduz o helocóptero que opere em condições climáticas piores do que as permitidas pelo padrão.

Em determinado momento, o piloto entrou em contato com os controladores, para que pudessem ajudá-lo a navegar pela área devido ao mau tempo. Momento após a chamada, o piloto não respondeu mais. De acordo com dados do radar, o helicóptero ganhou uma elevação de 700 metros e começou uma curva descendente à esquerda.

O contato do helicóptero com o radar foi perdido por volta das 9h45, (às 14h45 de Brasília). Segundo informações do NTSB, destroços da aeronave se espalharam por uma área com cerca de 180 metros. O helicóptero não tinha e nem necessitava de caixa preta, mas um iPad - usado pelo piloto para monitoramento do voo - foi recuperado.

Clima pode não ter sido o responsável

Ainda que a principal linha de investigação dos se baseie nas condições climáticas do momento do acidente, visto que parte do sul da Califórnia estava envolta em neblina na manhã de domingo, não foi descartada a possibilidade de que outros problemas possam ter causado o acidente que matou o ex-jogador dos Lakers.

- Observamos o homem, a máquina e o meio ambiente, e o clima é apenas uma pequena parte disso - afirmou Jennifer Homendy, membro do Comitê Nacional de Segurança do Transporte.

Autoridades de Los Angeles continuaprocurando evidências no local dos destroços da aeronave, porém não têm perspectiva de chegar a uma conclusão sobre a causa do acidente. A investigação pode até durar meses, segundo os inveestigadores. 

Morte da lenda

O ex-jogador de basquete Kobe Bryant morreu em um acidente de helicóptero aos 41 anos. No domingo (27), o ex-atleta estava na aeronave particular que caiu e pegou fogo em Calabasas, na Califórnia (EUA). Todas as pessoas que estavam a bordo morreram, entre elas uma de suas filhas, Gianna, de 13 anos.

A Polícia de Los Angeles confirmou a ocorrência de um acidente de avião no local e informou por meio do Twitter que não houve sobreviventes.

Kobe Bryant é considerado um dos grandes jogadores de basquete do mundo. Ele ingressou na NBA em 1996 e assinou contrato com o único time no qual queria jogar, o Los Angeles Lakers. Ganhou seu primeiro campeonato na temporada de 1999-2000, junto com a estrela do time à época, Shaquille O’Neal.

Viveu seu auge na liga norte-americana de basquete, a NBA, entre os anos de 2007 e 2010, conquistando outros dois campeonatos nesse período. Ele jogou duas Olimpíadas, 2008, em Pequim, e 2012, em Londres, conquistando medalha de ouro em ambas. Bryant se aposentou do esporte em 2016, reverenciado como uma das maiores estrelas da NBA.

Ele é o quarto maior pontuador da história da liga. Coincidentemente, sua marca de 33.643 pontos foi ultrapassada ontem (25) por LeBron James, também dos Lakers. Pelo Twitter, Bryant, parabenizou o colega. “Muito respeito, meu irmão”, disse Kobe, horas antes de entrar no helicóptero. Bryant era um fã declarado do brasileiro Oscar Schmidt e também gostava de futebol. Ele esteve no Brasil para assistir jogos da Copa do Mundo, em 2014.

Veja também!

>>> OMS corrige relatório e coronavírus tem risco global elevado

>>> MG: Casa de 2 andares é levada por enchente na Zona da Mata; vídeo

>>> Risco de rompimento de barragem obriga moradores a deixarem suas casas no Espírito Santo

Assista aos vídeos da RedeTV! no YouTube e inscreva-se no canal!

Recomendado para você

Comentários