16/11/2016 16:00:00 - Atualizado em 16/11/2016 16:03:00

Médico que descobriu a Encefalopatia Traumática Crônica em jogadores da NFL recebe maior honraria da Associação Médica Americana

Redação RedeTV!

(Foto: Divulgação/AMA)

O nigeriano Dr. Bennet Omalu, neuropatologista forense que descobriu a Encefalopatia Traumática Crônica em jogadores da NFL (Liga de Futebol Americana), recebeu a maior honraria da Associação Médica Americana (AMA) em evento realizado em Orlando, nos Estados Unidos.

Em 2002, Omalu realizou a autopsia em Mike Webster, center campeão com os Steelers e que morreu se automutilando em uma caminhonete, e descobriu a Chronic Traumatic Encephalopathy (CTE, em inglês) após uma análise microscópica no cérebro do ex-jogador. As concussões resultam em uma doença regenerativa que traz graves problemas à sanidade dos ex-jogadores.

"Por causa do Dr. Omalu ter prestado serviço a cada jogador e cada membro nas comunidades de futebol americano e outros esportes, tenho o prazer de apresentar-lhe, em nome da AMA, com o Distinguished Service Award, nossa maior honra. Seu trabalho, determinação e dedicação fortemente exemplifica o melhor da medicina americana", afirmou Andrew W. Gurman, presidente da AMA, em um comunicado.

O filme "Um Homem entre Gigantes" (Concussion, 2015) expõe a dificuldade da NFL em admitir o perigo das concussões em jogadores de futebol americano. Assista ao trailer do longa metragem no qual o Dr. Bennet Omalu é interpretado por Will Smith:

Jogo de futebol americano começa no ar e termina após saltos de paraquedas. Assista ao vídeo:

Recomendado para você

Comentários