06/10/2015 11:08:00 - Atualizado em 06/10/2015 13:23:00

Boxeador filipino Pacquiao anuncia que vai buscar vaga no Senado

Reuters

MANILA (Reuters) - O filipino campeão mundial de boxe Manny Pacquiao anunciou que vai concorrer a uma vaga no Senado nas eleições nacionais do ano que vem.

Pacquiao, que já é parlamentar e cuja popularidade transcende as classes econômicas e faz dele uma das pessoas mais reconhecidas nas Filipinas, disse na segunda-feira que vai buscar em maio uma das 12 cadeiras no Senado.

"Estou anunciando formalmente minha candidatura a senador. Estou concorrendo", disse durante discurso em sua casa na província de Saranggani, a qual representa no Congresso.

Pacquiao, de 36 anos, não disse qual a partido ou coalizão vai se juntar para a candidatura ao Senado. A política nas Filipinas é um sistema de diversos partidos que foi por tempos dominado por clãs poderosos, assim como celebridades do cinema e astros do esporte.

Como parlamentar em seu segundo mandato, Pacquiao é autor de 15 leis e co-autor de outras 27, a maioria sobre bem-estar social e causas relacionadas ao esporte. No entanto, o jornal Philippine Daily Inquirer relatou no início deste ano que Pacquiao participou somente de quatro sessões no Congresso em 2014, a menor frequência entre os congressistas.

Recomendado para você

Comentários