27/08/2015 07:22:00 - Atualizado em 27/08/2015 08:45:00

Sorteio dos grupos dá nesta quinta-feira a largada à Liga dos Campeões da Europa

/Agência Estado

A cobiçada taça da Liga 

O primeiro grande momento do futebol europeu nesta temporada está marcado para esta quinta-feira em Montecarlo. Às 12h45 (de Brasília) serão sorteados os grupos para a fase de grupos da Liga de Campeões da Europa, o torneio de clubes mais importante do continente. Os cinco últimos classificados foram definidos nesta quarta no encerramento da fase de playoffs da competição: Manchester United, Bayer Leverkusen, CSKA Moscou, Astana e BATE Borisov.

Haverá quatro potes, com oito bolinhas cada um. A divisão das equipes foi feita de acordo com os critérios estabelecidos pela Uefa (União Europeia de Associações de Futebol). Os cabeças de chave, por exemplo, não são mais determinados pela posição no ranking da entidade.

Pela primeira vez os escolhidos são o atual campeão (Barcelona) e os vencedores dos sete principais campeonatos nacionais da Europa: Espanha, Inglaterra, Alemanha, Itália, Portugal, França e Rússia. Como o Barcelona também ganhou o Campeonato Espanhol, o oitavo cabeça de chave passou a ser o PSV Eindhoven - campeão holandês, o oitavo melhor campeonato no ranking da Uefa.

Pela primeira vez na história, o campeão da Liga Europa garantiu vaga na Liga dos Campeões. A honra coube ao Sevilla, o que faz da Espanha o primeiro país a ter cinco equipes na competição.

Na fase de grupos não pode haver dois representantes do mesmo país em nenhuma chave. A primeira rodada está marcada para os dias 15 e 16 de setembro e a última para 8 e 9 de dezembro. Em fevereiro começam as oitavas de final. A decisão do título será no dia 28 de maio em Milão, no estádio San Siro. E não há chance de haver uma equipe da casa em campo porque Milan e Internazionale não se classificaram para a competição.

Na cerimônia desta quinta-feira também será anunciado o vencedor do prêmio de melhor jogador da Europa na temporada passada. Os finalistas são o argentino Messi, o uruguaio Luis Suárez (ambos do Barcelona) e o português Cristiano Ronaldo (Real Madrid). Salvo uma enorme zebra, Messi colocará mais um troféu em sua prateleira.

Recomendado para você

Comentários