04/02/2016 18:22:00 - Atualizado em 05/02/2016 15:16:00

Entenda por que é proibido contratar goleiros estrangeiros no futebol chinês

Redação RedeTV!

Wang Dalei é goleiro da seleção chilena e do Shandong Luneng
(Foto: Divulgação/Shandong Luneng)

Os meias Renato Augusto, Alex Teixeira, Jadson, Ramires e Guarín, os atacantes Gervinho, Geuvânio, Jackson Martínez, Jô e Luis Fabiano, e o zagueiro Gil são alguns dos jogadores que se tranferiram para o futebol chinês no início de 2016. Mas muitos se perguntam por que nenhum time da China contrata goleiros estrangeiros. 

A explicação é que a Federação Chinesa de Futebol (CFA) proíbe arqueiros 'gringos' nos torneios locais. A regra foi implementada em 2001 após as excelentes atuações do goleiro montenegrino Sasa Petrovic. Ele defendeu o Shandong Luneng entre 1999 e 2000 e conquistou os títulos do Campeonato Chinês e da Copa da China, sendo eleito o melhor jogador das duas competições.

A Federação Chinesa de Futebol decidiu então proibir goleiros estrangeiros para equilibrar a disputa entre os times no país e assim incentivar os atletas chineses a atuarem na posição.

Para o técnico Cuca, que comandou o Shandong Luneng entre 2014 e 2015, o veto também tem o objetivo de promover partidas com mais gols.

Recomendado para você

Comentários