22/02/2017 16:19:00 - Atualizado em 22/02/2017 19:12:00

Como zagueiro croata superou vida de refugiado e virou xerife da zaga do Liverpool

Nelson Coltro/RedeTV!


(Foto: Reprodução/Twitter oficial do Liverpool)

Um dos milhões de refugiados da sangrenta Guerra da Bósnia, conflito armado que mais matou pessoas no mundo após a Segunda Guerra Mundial, o zagueiro croata Dejan Lovren, do Liverpool e da seleção croata, superou a vida de exilado, se tornou jogador em seu país e foi contratado pelo gigante inglês por 59,8 milhões de reais (20 milhões de euros) em 2014. Hoje, o jogador é titular da equipe de Jurgen Klopp e um dos líderes do elenco dos “Reds”.

Mas nem sempre a vida de Lovren foi tranquila como é agora na Inglaterra, onde vive com a esposa e o filho pequeno. Ainda garoto, ele teve que fugir para a Alemanha com sua família, onde viveu bem até ser expulso do país por ser refugiado. Foi em solo alemão que o jogador, agora com 27 anos, se apaixonou pelo futebol. Ele visitava os treinos do Bayern de Munique e já assumiu que a equipe da Baviera era seu time na infância.

“Eu só me lembro quando as sirenes começavam a tocar. Eu ficava assustado porque pensava que eram bombas ou que alguma coisa iria acontecer naquele momento. Lembro também que minha mãe me levou para o porão e ficamos não sei quanto tempo sentados lá. Eu acho que foi até as sirenes tocarem. Depois disso, lembro de mamãe, de meu tio e da esposa de meu tio. Pegamos o carro e dirigimos até Munique”, contou o jogador no documentário ‘Lovren: My Life as a Refugee (Lovren: Minha Vida como um Refugiado’ em tradução livre).

Após sete anos, a família de Lovren foi expulsa da Alemanha, tendo que voltar para a Croácia. De volta a sua terra natal, o atleta rodou nas categorias de base de pequenos clubes croatas até chegar ao gigante Dínamo Zagreb, onde se profissionalizou. Depois de boas temporadas por lá, Lovren foi vendido ao Lyon em 2010, onde sempre foi peça fundamental da defesa.

Em 2013, o Southampton, caçula do Inglês, apostou no defensor e se deu bem. Apenas uma temporada na Terra da Rainha despertou o interesse do gigante Liverpool. Brendan Rodgers, treinador do clube na época, via em Lovren o líder ideal que a defesa precisava para a temporada que vinha, onde os “Reds” voltariam à Liga dos Campeões após cinco anos fora.

A negociação foi complicada. Para ser liberado, o jogador precisou entregar um pedido de transferência para a diretoria do “Soton” e declarar publicamente a vontade de defender o Liverpool no maior torneio de clubes da Europa. O retorno foi imediato. Logo na estreia, gol contra o Borussia Dortmund em amistoso.

Hoje, o zagueiro que veste a camisa 6 é titular absoluto da defesa e homem de confiança do treinador alemão Jurgen Klopp, que lhe deu a braçadeira de capitão da equipe em algumas oportunidades na atual temporada. Ele também marcou um dos gols mais importantes do clube nos últimos anos, contra o mesmo Dortmund, em virada histórica na Liga Europa da temporada passada.

Veja também:

Outro líder do elenco dos "Reds", Lucas Leiva voltou a marcar gol recentemente após seis anos sem balançar as redes:

Recomendado para você

Comentários