25/10/2017 15:16:00 - Atualizado em 25/10/2017 16:09:00

Se cuida, Corinthians! Veja campeonatos que pareciam decididos e tiveram viradas no final

Nelson Coltro/RedeTV!


Zagueiro Ronaldo Angelim fez o gol do título do Brasileirão de 2009 (Foto: Divulgação/Flamengo)

Depois de chegar a abrir 10 pontos de vantagem sobre o vice-líder no Campeonato Brasileiro, o Corinthians viu sua folga cair bruscamente após fazer um segundo turno muito abaixo do primeiro, onde terminou invicto e com oito pontos de frente. Faltando oito rodadas para o fim, o torneio encaminha-se para um final dramático, com Palmeiras e Santos apenas seis pontos atrás do Timão. 

No entanto, o fenômeno de campeonatos que pareciam decididos e tiveram final dramático não é exclusivo da atual edição do Brasileirão. No Brasil e pelo mundo, há diversos exemplos de equipes que chegaram muito perto de erguer a taça, mas na reta final, deixaram escapar. 

Galácticos passaram aperto com a Real Sociedad

Reforçado por Ronaldo, melhor jogador do mundo no ano anterior, o Real Madrid iniciou a temporada 2003/04 como franco favorito ao título espanhol. Além do camisa 9 que deu o penta ao Brasil, os Galácticos contavam com Figo, Zidane e Raúl. Porém, um intruso improvável surgiu naquele torneio: a Real Sociedad.

A equipe basca surpreendeu a todos e brigou pelo título até as rodadas finais. O time tinha em sua dupla de ataque seu grande destaque: o turco Nihat e o sérvio Kovacevic brilharam durante toda a campanha. Além deles, despontava para o mundo o jovem Xabi Alonso, comandando o meio de campo e impressionando com seus belos chutes de fora da área. 


Sociedad deixou liderança escapar a uma rodada do fim (Foto: Reprodução/Twitter)

A “La Real”, como é apelidada a equipe de San Sebastián, acabou invicta no primeiro turno, assim como o Corinthians na atual edição do Brasileirão. E as semelhanças não param por aí. Na segunda metade do torneio, o gás da Sociedad foi acabando e o Real Madrid foi tirando a vantagem. 

Na penúltima rodada, após confronto direto entre as equipes com vitória do time basco, os merengues tinham um ponto a menos que os rivais. No entanto, na rodada 37, o time comandado pelo técnico francês Raynald Denoueix perdeu para o Celta de Vigo e viu o Real Madrid tomar a ponta da tabela ao golear o Atlético de Madrid.

Na rodada final, os merengues venceram o Athletic Bilbao em casa e se sagraram campeões do Espanhol. 

Newcastle perde título após abrir 12 pontos de vantagem

Outro final de campeonato dramático ocorreu na Inglaterra, durante a temporada 1995/96, quando o Newcastle deixou escapar o título da Premier League após abrir 12 pontos para o vice-colocado Manchester United, há três meses do fim do torneio. 

Reforçado pelos cobiçados atacante Les Ferdinand, que chegava do Queens Park Rangers e David Ginola, do PSG, o Newcastle comandado por Kevin Keegan é conhecido até hoje como um dos times mais divertidos da história do torneio. Nas 10 primeiras rodadas, a equipe venceu nove, e muitas das vitórias vieram em forma de goleada. 


Torcedores lamentam perda do título (Foto: Reprodução/Twitter)

O rival, treinado por Alex Ferguson, havia vendido suas três principais estrelas no ano anterior e apostava em jovens talentos para brilhar. Saíram Paul Ince, Andrei Kanchelskis e Mark Hughes, e emergiu a chamada “Classe de 96”, que resultou até em filme, comandada por David Beckham, Paul Scholes, Gary e Phil Neville.

No final das contas, uma terrível série de quatro derrotas em seis partidas acabou tirando o topo dos “Magpies”, que acabaram quatro pontos atrás do Manchester United. A equipe ainda teve a negativa marca de ser o time não campeão com mais dias na liderança do torneio: 212. 

Flamengo arranca e toma título do Palmeiras

Considerada a maior virada da história do Brasileirão de pontos corridos, a arrancada do Flamengo em 2009 é sempre lembrada por equipes que buscam tirar grandes vantagens de pontos. Após terminar o primeiro turno na 10ª posição, a equipe comandada por Adriano Imperador teve aproveitamento de 83,3% nas últimas 10 rodadas e sagrou-se campeão. 


Vitória no Palestra Itália foi uma das mais simbólicas da campanha (Foto: Divulgação/Flamengo)

Para os palmeirenses, no entanto, a lembrança não é nada boa. O time que contava com Diego Souza, Cleiton Xavier, Marcos, entre outros, assumiu a ponta da tabela na 15ª rodada, perdeu na 19ª para o Internacional e retomou na 21ª. Foram 13 rodadas seguidas liderando o torneio, até que uma derrota para o Fluminense, no Maracanã, deu chance ao São Paulo assumir o posto e sonhar com o tetracampeonato seguido.

O Tricolor liderou por três rodadas, até ser derrotado pelo Goiás e o Flamengo, que venceu o Corinthians no Pacaembu, assumiu a ponta, precisando apenas vencer os reservas do Grêmio, no Maracanã, para sagrar-se campeão brasileiro novamente. Não deu outra. Com gols de David Braz e Ronaldo Angelim, o rubro-negro virou o jogo e terminou com a taça.

Veja também!

Corinthians perde mais uma e Brasileiro ganha em emoção

Recomendado para você

Comentários