29/10/2015 20:12:00 - Atualizado em 30/10/2015 14:40:00

Palmeiras repetirá rival em final no mesmo ano pela sexta vez na história

Neto Miranda/RedeTV!

Santos ficou com o título do Paulistão 2015 ao bater o Palmeiras nos pênaltis
(Foto: Agência Estado)

A final contra o Santos na atual edição da Copa do Brasil será a sexta decisão com adversário repetido no mesmo ano do Palmeiras, que honra tal "tradição" desde 1933, quando ainda se chamava Palestra Itália e derrotou o São Paulo no Campeonato Paulista e no Torneio Rio-São Paulo. Sessenta anos depois, na prolífica década de 90, a sina voltou com tudo.

O 100% de sucesso contra o Corinthians, no biênio de 93/94, além de tirar o Verdão da longa fila, rendeu ao time de Luxemburgo dois campeonatos paulistas, um Brasileirão e um Rio-São Paulo. Isso tudo somente em partidas contra o maior rival.

Palmeiras venceu o Vasco na final do Rio-SP de 2000, mas foi surpreendido na decisão da Mercosul do mesmo ano (Foto: Reprodução)

Em 1998, foi a vez da Raposa sentir o espinho do Porco, em dois embates de tirar o fôlego. Primeiro, os comandados de Felipão venceram os de Levir Culpi na final da Copa do Brasil, e depois na decisão da Copa Mercosul. Em 2000, outro oponente de peso que desafiou o Palmeiras na finalíssima do torneio continental foi o Vasco. Liderados por Romário e Juninho Pernambucano, os cruzmaltinos surpreenderam o Verdão com uma épica vitória de virada por 4 a 3. Meses antes, a equipe paulista tinha batido a carioca no Rio-São Paulo. 

Para se ter uma ideia da influência do Palmeiras nesta estatística, tirando as coincidências de finais em que a equipe alviverde esteve presente, apenas duas outras ocorreram em toda a história nacional. Em 1997, Bahia e Vitória disputaram o caneco, em sequência, da Copa do Nordeste e do Campeonato Baiano; e em 2014, o Atlético-MG e o Cruzeiro duelaram pelas taças do Campeonato Mineiro e da Copa do Brasil.

Atlético Mineiro derrotou o Cruzeiro na final do Campeonato Mineiro e na decisão da Copa do Brasil de 2014 (Foto: Divulgação/Atlético-MG)

Algumas finais duplas quase ocorreram durante a história, porém tecnicamente não podem ser consideradas como tal. Vasco e Flamengo tiveram uma dose dupla de encontros com extrema importância em 1958, mas se o Rio-São Paulo foi decidido numa final, o Cariocão se resolveu num 'Super-Campeonato', com o Botafogo fazendo companha aos rivais de maior torcida do Rio nos jogos derradeiros.

Em 1984, quando o Fluminense foi campeão brasileiro em cima do Vasco, o Campeonato carioca também foi decidido num turno final com moldes de triangular, no qual o Tricolor superou o Flamengo e o alvinegro da Colina.

Confira as decisões repetidas no mesmo ano:

1933 - Palestra Itália e São Paulo, no Campeonato Paulista e no Rio-São Paulo

1993 - Palmeiras e Corinthians, no Campeonato Paulista e no Rio-São Paulo

1994 - Palmeiras e Corinthians, no Campeonato Paulista e no Brasileirão

1997 - Bahia e Vitória, no Campeonato Baiano e na Copa do Nordeste

1998 - Palmeiras e Cruzeiro, na Copa do Brasil e na Copa Mercosul

2000 - Palmeiras e Vasco, no Rio-São Paulo e na Copa Mercosul

2014 - Cruzeiro e Atlético-MG, no Campeonato Mineiro e na Copa do Brasil

2015 - Palmeiras e Santos, no Campeonato Paulista e na Copa do Brasil

Recomendado para você

Comentários