17/02/2017 18:17:00 - Atualizado em 17/02/2017 19:10:00

Novo formato da primeira fase da Copa do Brasil abre espaço para surpresas

José Ayan Júnior/RedeTV!


Boavista, do técnico Joel Santana, despachou o Ceará da Copa do Brasil
(Foto: Divulgação/Boavista)

Com uma nova fórmula de disputa, a primeira fase da Copa do Brasil de 2017 abriu maiores possibilidades de surpresas no torneio mata-mata. Em 40 jogos disputados, aconteceram 27 classificações de times visitantes e 13 de mandantes. Clubes tradicionais do futebol brasileiro como Ceará, Fortaleza, Náutico, Figueirense e Juventude foram eliminados precocemente por times de menor expressão no cenário nacional.

O regulamento da primeira fase da Copa do Brasil prevê jogo único entre um mandante com pior colocação no ranking da CBF do que o visitante. No entanto, quem atua fora de casa precisa de apenas um empate para se classificar à segunda fase.

Entre os times mais bem colocados no ranking da CBF, que jogaram longe de seus domínios, 11 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro estrearam na Copa do Brasil e todos se classificaram. Já entre os participantes da Série B, dez seguiram adiante e outros seis ficaram pelo caminho. Cinco times da Série C se qualificaram à segunda fase e outros cinco foram eliminados. Por último, apenas a Portuguesa-SP conquistou uma vaga e River-PI e América-RN voltaram para casa mais cedo entre equipes da Série D.

Por outro lado, entre as equipes que jogaram em casa, 13 clubes da Série D conseguiram passar de fase, enquanto quatro times da Série C, 19 da Série D e quatro sem divisão nacional foram eliminados.

Pelo novo formato de disputa da primeira fase da Copa do Brasil, houve apenas três confrontos de 40 possíveis entre times da mesma série do futebol nacional: Sete de Dourados-MS x River-PI, Audax-SP x América-RN e Uniclinic-CE x Portuguesa-SP.

Com algumas mudanças na segunda fase da Copa do Brasil, a CBF fará um sorteio para decidir o mando de campo das equipes classificadas, mantendo a regra de jogo único, porém, em caso de empate, o confronto será decidido nos pênaltis.

Confira as "surpresas" da primeira fase da Copa do Brasil 2017:

Sete de Dourados-MS (Série D) 1 x 0 River-PI (Série D)

Boavista-RJ (Série D) 1 x 0 Ceará-CE (Série B)

Gurupi-TO (Série D) 2 x 1 Londrina-PR (Série B)

Rio Branco-AC (Série D) 1 x 0 Figueirense-SC (Série B)

São Raimundo-PA (Série D) 2 x 1 Fortaleza-CE (Série C)

São Francisco-PA (Série D) 3 x 0 Botafogo-PB (Série C)

Murici-AL (Série D) 3 x 1 Juventude-RS (Série B)

Sinop-MT (Série D) 1 x 0 Salgueiro-PE (Série C)

Altos-PI (Série D) 2 x 0 CRB-AL (Série B)

Guarani de Juazeiro-CE (Série D) 1 x 0 Náutico-PE (Série B)

Brusque-SC (Série D) 2 x 1 Remo-PA (Série C)

PSTC-PR (Série D) 2 x 1 Ypiranga-RS (Série C)

Audax-SP (Série D) 1 x 0 América-RN (Série D)

Recomendado para você

Comentários