09/12/2016 17:05:00 - Atualizado em 09/12/2016 17:31:00

Fifa quer Copa do Mundo de 2026 com disputa de pênaltis na fase de grupos, diz jornal

Redação/RedeTV!


(Foto: Reprodução/Facebook da Fifa)

Ainda sem sede definida, a Copa do Mundo de 2026 pode ter uma novidade inédita na história do maior torneio de seleções do mundo. Gianni Infantino, presidente da Fifa, quer que os jogos empatados na fase de grupos sejam decididos na cobrança de penalidades máximas. As informações são do jornal inglês "The Times".

A ideia de Infantino é evitar que "jogos de comadre" ocorram na Copa. Caso duas equipes precisando de um empate para avançar às oitavas de final tenham que se enfrentar na última rodada, o resultado levaria o jogo para as penalidades máximas, não beneficiando nenhum dos lados e aumentando a competitividade da partida.

A Copa do Mundo de 2026 promete ter várias inovações. A implementação de 48 equipes, também desejo do atual presidente da Fifa, é estudada para a edição.

Segundo a publicação, a partida entre Alemanha Ocidental e Áustria, pela Copa do Mundo de 1982, será usada pelo dirigente italiano para justificar a escolha. Naquela oportunidade, o time alemão venceu o austríaco por 1 a 0 num jogo que, segundo muitos, as duas equipes não se esforçaram o suficente para vencer, já que o resultado classificaria ambos.

No futebol brasileiro, dois torneios já usaram a disputa de pênaltis na fase de grupos. A Copa União em 1988 e o Paulistão de 2001 decidiram definir as igualdades em cobranças de penalidades máximas.

Fifa autoriza árbitro assistente de vídeo:

Recomendado para você

Comentários