12/05/2022 17:28:00 - Atualizado em 12/05/2022 17:28:00

Elcio Mendonça: "Trio de favoritos no Brasileirão precisa ouvir conselho de Guardiola"

Elcio Mendonça/Redação RedeTV!

Para comentarista da RedeTV!, início de Atlético-MG, Flamengo e Palmeiras serve como alerta

Foto: Divulgação/Flamengo

"O campeonato se vence nas últimas oito rodadas e se perde nos oito primeiros jogos". É assim que Pep Guardiola descreve uma competição de pontos corridos.

E o espanhol entende do que está falando. Em sua carreira são nove títulos nacionais, em três países diferentes, e pode ser que nos próximos dias chegue à 10a conquista.

Ele pode nunca ter disputado um Campeonato Brasileiro, mas a frase que abre esse texto precisa servir de alerta para Atlético Mineiro, Flamengo e Palmeiras, trio escolhido como favorito por 11 a cada 10 comentaristas.

Após cinco rodadas (e seis jogos para o Galo), os três clubes ainda não aparecem na parte de cima da tabela de classificação. Ainda é cedo para falar em decepção, mas não custa nada prestar um pouco mais de atenção no "conselho" de Guardiola.

Do trio, quem mais preocupa é o Flamengo. O time carioca ainda está em uma lenta construção e, no momento, parece longe de ser um time dominante. Além das dificuldades de adaptação de Paulo Sousa, tecnicamente os jogadores se mostram abaixo do que já jogaram um dia.

O Atlético, embora seja o melhor classificado entre os três, não sabe o que é vencer há quatro jogos no Brasileirão e sofreu sete gols neste período, o que mostra um certo desequilíbrio entre ataque e defesa.

Já o Palmeiras, por sua vez, está longe de ser um time contestado. Essa é a melhor versão alviverde sob o comando de Abel Ferreira, e estamos falando de um time que é o atual bicampeão da Libertadores.

O problema no Verdão parece ser outro. Trata-se de um time talhado para grandes jogos, que se adapta ao adversário e consegue impor alta intensidade. Mas é impossível transformar o Campeonato Brasileiro em 38 finais, de modo que o time acaba deixando pontos preciosos pelo caminho, com os cinco que escaparam nos dois jogos realizados até aqui no Allianz Parque.

Ainda há muito Brasileirão pela frente e nem sempre o campeão é dominante desde o início, mas em um calendário recheado de jogos, aonde é preciso dividir a atenção com Libertadores e Copa do Brasil, não é uma tarefa muito simples recuperar pontos perdidos.  

Recomendado para você

Comentários