16/05/2022 18:25:00

Elcio Mendonça: "Contrato de Endrick blinda a curto prazo, mas venda é inevitável"

Elcio Mendonça/Redação RedeTV!

Para comentarista da RedeTV!, multa relativamente baixa para o futebol europeu é sinal de saída em breve

Foto: Divulgação/Palmeiras

Visto como a nova jóia do futebol brasileiro, Endrick, obviamente, é acompanhado de perto por clubes europeus, que observam o atacante de 15 anos com potencial para se tornar uma grande estrela.

A confirmação de um acordo com o Palmeiras para o seu primeiro contrato profissional pode tranquilizar o torcedor alviverde, mas pouco muda no que diz respeito ao interesse dos "tubarões" do Velho Continente.

O acordo, que terá validade a partir do dia 21 de julho, quando o avançado completará seu 16o aniversário e estará apto para assinar seu primeiro vínculo, terá validade de três anos, tempo máximo que um atleta com tal idade pode assinar em seu primeiro contrato.

Segundo as regras da FIFA, um jogador só pode ser envolvido em uma transferência internacional aos 18 anos. Ou seja, por pelo menos mais dois anos, o Verdão estará blindado do interesse estrangeiro. 

É o mesmo que aconteceu com Vinicius Júnior e Rodrygo, com o Real Madrid esperando pela maioridade de ambos para concretizar a transferência.

Quando fizer seu 18o aniversário, Endrick estará também em seu último ano de contrato, podendo fechar com qualquer outro clube quando chegar ao seis meses finais.

Diante de tal cenário, o Verdão acertou com o jogador e seus representantes uma cláusula de rescisão relativamente baixa para uma transferência internacional, em torno de 60 milhões de euros (R$316 milhões), mas o suficiente para garantir uma boa venda ao clube e atrair a "aposta" de um gigante europeu.

É improvável que Endrick jogue mais do que dois anos no país, até porque a tendência é que o próprio Palmeiras acerte a venda antes de ele chegar à maioridade, garantindo a preferência do comprador para quando ele puder se transferir.

Cabe a nós aproveitarmos ao máximo o talento desse menino em nossas terras. Logo menos só será possível vê-lo pela televisão...

Recomendado para você

Comentários