28/08/2015 18:26:00 - Atualizado em 01/09/2015 19:16:00

Defederico, Molina... Veja por onde andam estrangeiros que atuaram no Brasil e estão 'sumidos'

José Ayan Júnior/RedeTV!

O Brasil é visto como o principal mercado do continente. Mesmo com a crise econômica do futebol brasileiro, jogadores sul-americanos ainda vislumbram atuar no país. D'Alessandro, ídolo do Internacional, é o principal exemplo de sucesso. O centroavante Lucas Pratto também conquistou a torcida do Atlético-MG e em pouco tempo de casa já se tornou o 'gringo' com maior número de gols da história do Galo. 

A expectativa pela contratação de um estrangeiro é maior, porém nem sempre é correspondida. Na última década, inúmeros argentinos, uruguaios, colombianos, paraguaios, chilenos e peruanos passaram pelos clubes brasileiros de maior expressão. Relembre por onde andam alguns desses atletas que tiveram passagens marcantes de um jeito bom ou ruim:

Corinthians - Defederico


(Foto: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians)

O argentino Matías Defederico desembarcou no Parque São Jorge com status de craque em 2009. O meia chegou até a ser comparado com Lionel Messi, mas nunca conseguiu se firmar como titular do Corinthians. Em 2013, quando deixou o Timão, Defederico retornou à Argentina, passou pelos Emirados Árabes e recentemente foi contratado pelo desconhecido Eskisehirspor, da Turquia.

Santos - Molina


(Foto: Divulgação)

Molina não permaneceu por muito tempo na Vila Belmiro, contudo conseguiu conquistar os santistas. O meia colombiano virou 'xodó' depois de boas atuações na Libertadores de 2008. Contra o San José, da Bolívia, Molina só não fez chover após marcar quatro gols. Foi ele também quem deu lugar a Neymar no primeiro jogo do craque brasileiro como profissional. Depois de deixar o Peixe, o jogador se transferiu para o futebol asiático e atualmente faz dupla com Adriano 'Michael Jackson' no ataque do Seoul FC, da Coreia do Sul.

Palmeiras - Ortigoza


(Foto: Divulgação)

O paraguaio Ortigoza é lembrado pela torcida do Palmeiras mais pelo jeito carismático do que pelo futebol. Apelidado de 'Coalhada', personagem de Chico Anísio, em alusão à vasta cabeleira, o atacante participou da campanha frustrada no Campeonato Brasileiro de 2009. Ainda teve uma rápida passagem pelo Cruzeiro e retornou ao seu país de origem para atuar no Cerro Porteño.

São Paulo - Piris


(Foto: Divulgação)

Os torcedores do São Paulo não sentem saudades de Ivan Piris. O lateral da seleção paraguaia foi contratado em 2011 para resolver o problema do lado direito da equipe do Morumbi, mas nunca convenceu. Depois de fracassar na capital paulista, Piris ganhou destaque no Campeonato Italiano. Primeiro na Roma e agora na Udinese.

Flamengo - Botinelli


(Foto: Divulgação/Vipcomm)

Darío Bottinelli chegou ao Brasil comparado ao compatriota Darío Conca, ídolo do Fluminense, porém a semelhança no futebol se extendeu apenas ao nome. Pior para os rubro-negros, que investiram aproximadamente R$ 4,6 milhões em 2010 no atleta que pertencia ao Atlas, do México. O maior momento do meia aconteceu em uma Fla-Flu quando saiu do banco de reservas para marcar dois gols e garantir a vitória por 3 a 2. Depois que saiu do Flamengo, Bottinelli ainda passou pelo Coritiba e hoje atua no Toluca, do México.

Vasco - Yotún


(Foto: Marcelo Sadio/Vasco)

Logo quando chegou ao Vasco em 2013 por empréstimo do Sporting Cristal, do Peru, o lateral esquerdo Yoshimar Yotún disse: "Espero me sair bem, e que possa ficar muito tempo no Brasil e depois, quem sabe, ir para a Europa". A primeira parte, contudo, não saiu do jeito que o jogador planejava, já que não conseguiu ter uma grande sequência de jogos no time carioca. Sem tantas oportunidades, o jogador que disputou a última Copa América com a seleção peruana se transferiu para o Malmo, da Suécia.

Fluminense - Lanzini


(Foto: Divulgação/Fluminense)

Manuel Lanzini era tratado como uma das promessas do futebol argentino. O meia, revelado pelo River Plate, teve participação importante com a camisa do Fluminense na conquista do Brasileirão de 2012. O time carioca ainda tentou renovar o empréstimo junto ao clube da Argentina, porém não obteve êxito. No último final de semana, Lanzini brilhou nos gramados da Europa. Fez o gol que abriu o placar da vitória do West Ham por 3 a 0 contra o Liverpool pelo Campeonato Inglês.

Botafogo - Zárate


(Foto: Divulgação)

Leandro Zárate é considerado uma das piores contratações da história recente do Botafogo. Após passagens por diversos clubes argentinos, o atacante chegou a General Severiano em 2008 com a missão de ser o homem-gol do time alvinegro. No entanto, o sobrepeso e a falta de bolas na rede contribuíram para transformar Zárate em chacota. Sem sucesso no futebol brasileiro, o 'gordinho' retornou à Argentina e atualmente disputa a terceira divisão pelo desconhecido Club Gimnasia y Tiro.

Internacional - Rentería


(Foto: Divulgação/Internacional)

Rentería se transformou em talismã ao sair do banco de reservas para marcar gols decisivos na Libertadores de 2006. As comemorações como Saci, o mascote do Internacional, contribuíram ainda mais para o colombiano cair nas graças dos colorados. No Brasil, Rentería ainda atuou por Atlético-MG e Santos, além de passagens por França e Portugal. No momento, atua na La Equidad, da Colômbia.

Grêmio - Miralles


(Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O argentino Ezequiel Miralles chamou a atenção de diversos clubes brasileiros após ótimas atuações na Libertadores pelo Colo-Colo, do Chile. Quem levou a melhor na disputa pela contratação do atacante foi o Grêmio, em 2011. Mas a demora na adaptação e o fraco desempenho do jogador na primeira temporada prejudicaram a sua estadia em Porto Alegre, até ser preterido no elenco com as chegadas de Marcelo Moreno e Kleber 'Gladiador'. Sem espaço, foi emprestado ao Santos e recentemente trocou o Everton, do Chile, pelo Huracán, da Argentina.

Cruzeiro - Farías


(Foto: Divulgação/Vipcomm)

Após boas temporadas com a camisa do Porto, de Portugal, Ernesto Farías desembarcou em Belo Horizonte com fama de 'matador'. Apesar de marcar 17 gols em 32 jogos, passou a maior parte do tempo no Cruzeiro como reserva e logo foi negociado. Após passagens por Independiente, da Argentina, e Danubio, do Uruguai, Farías reencontrou o bom futebol no América de Cali, da Colômbia.

Atlético-MG - Cáceres


(Foto: Divulgação)

O zagueiro Julio César Cáceres soma duas passagens pelo Galo. Em 2005, participou da campanha do rebaixamento para a Série B, porém, mesmo com o vexame, foi considerado um dos destaques da posição no campeonato. A boa impressão fez com que o Atlético-MG recontratasse o defensor em 2010 com festa da torcida alvinegra. A temporada, entretanto, não empolgou. O paraguaio, inclusive, eliminou o Corinthians na última Libertadores jogando pelo Guaraní, do Paraguai.

Recomendado para você

Comentários