30/11/2016 06:41:00

CBF avalia evitar rebaixamento da Chapecoense no Brasileirão 2017

Redação/RedeTV!

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) estuda colocar em prática uma medida que evitaria um possível rebaixamento da Chapecoense na edição 2017 da série A do Campeonato Brasileiro. A informação é do jornal Folha de S. Paulo, que na edição desta quarta-feira (30) informa que a proposta deve ser apresentada oficialmente em uma reunião no início do ano. De acordo com a publicação, haveria a possibilidade de o Brasileirão 2018 ser realizado com 21 equipes, caso a Chapecoense termine a competição de 2017 em uma das últimas quatro colocações.

Na terça-feira (29), dia em que ocorreu o acidente aéreo que vitimou praticamente toda a delegação do time de Santa Catarina, onze clubes que disputam a competição apresentaram uma proposta semelhante. Através de nota, as equipes pediam à entidade máxima do futebol brasileiro que livrasse a Chapecoense de um possível rebaixamento nas três próximas edições do Campeonato Brasileiro. Além disso, os times ofereceram ajuda ao clube catarinense com a proposta de empréstimo de atletas sem qualquer custo.

A proposta do não-rebaixamento da Chapecoense, no entanto, pode esbarrar no Estatuto do Torcedor, que não permite a alteração de regras de uma competição com uma margem mínima de dois anos.

No Brasileirão 2016, a Chapecoense ocupa a nona colocação, com 52 pontos ganhos a uma rodada do fim. A equipe catarinense disputaria a final da Copa Sul-Americana diante do Atlético Nacional a partir desta quarta-feira. Após o acidente, a equipe colombiana solicitou à Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) que declare o time brasileiro campeão da competição. A decisão deve sair de uma reunião do conselho da entidade.

Recomendado para você

Comentários