03/03/2017 15:38:00 - Atualizado em 07/03/2017 14:35:00

Ademir da Guia lembra dia que Palmeiras venceu Barcelona de Cruyff e impediu final com Santos de Pelé: "Ele não fez nada"

André Lucena e Nelson Coltro/RedeTV!


Time do Palmeiras em 1974 fez história na Espanha (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Menos de três meses após encerrar um jejum de 14 anos sem título do Campeonato Espanhol, o Barcelona do capitão Johan Cruyff foi um dos participantes do Troféu Ramón de Carranza de 1974, realizado em Cádis, na Espanha. O torneio, que também tinha a participação do Santos de Pelé, era visto pela imprensa local como uma forma de confrontar os dois craques e seus times na final. Porém, o Palmeiras venceu o Barça na semifinal por 2 a 0 e impediu que o encontro ocorresse na final. Do outro lado, o Peixe também ficou fora de decisão ao ser derrotado pela zebra Espanyol, também da Catalunha.

Assim como o Barcelona, o time palmeirense também era recheado de estrelas, seis delas inclusive haviam defendido a seleção brasileira na Copa do Mundo de 1974, quando a equipe comandada por Zagallo acabou eliminada pela Holanda de Cruyff. Eram eles Leão, Luís Pereira, Alfredo, Ademir da Guia, Leivinha e César 'Maluco'.

"Nosso time era muito bom. O Barcelona tinha Cruyff, Neeskens, alguns jogadores muito bons, mas era diferente. O futebol brasileiro naquela época ainda tinha muita técnica. Nosso futebol era superior. Ganhamos bem, não tomamos gol do Barcelona e estragamos a festa daqueles que queriam uma final e foi outra. Para nós, foi normal ganhar deles", conta Ademir da Guia em entrevista ao portal da RedeTV!.

Torcida do Palmeiras acompanhou a conquista em Cádiz (Foto: Divulgação/Palmeiras)

Segundo o camisa 10, considerado um dos maiores ídolos do clube, as chaves do torneio foram montadas com Santos e Barcelona em lados diferentes pois todos esperavam o encontro de Pelé e Cruyff na final. "Esse torneio foi organizado realmente para chegarem na final o Santos de Pelé e Barcelona de Cruyff, mas não deu certo. O tiro saiu pela culatra", brinca Ademir.

O craque revela que não se encantou muito com o futebol de Cruyff naquele dia. O "Divino" ainda disse ter jogado muito mais que o famoso meia holandês que, segundo Ademir, foi neutralizado pelos palmeirenses. "Ele (Cruyff) foi bem marcado e neutralizado. Não fez nada. Joguei muito mais que ele", afirma aos risos.

O encontro entre os craques Cruyff e Pelé acabou acontecendo na preliminar para a finalíssima entre Palmeiras e Espanyol e terminou com goleada do Barcelona contra o Santos por 4 a 1.

Na decisão, o Palmeiras se sagrou campeão vencendo o time espanhol por 2 a 1 com gols de Leivinha e Luís Pereira. O título do Ramón de Carranza de 1974 marcou a segunda conquista do Verdão no torneio. No ano seguinte, o time se tornou tricampeão.

Recomendado para você

Comentários