19/06/2018 09:33:00 - Atualizado em 19/06/2018 09:42:00

Mesmo banido do futebol, Joseph Blatter viaja à Rússia

Redação/RedeTV!

(Foto: Divulgação/Rede TV!)

O ex-presidente da Fifa, Joseph Blatter, vai chegar na Rússia nessa terça-feira (19) para uma reunião com o presidente do país, Vladimir Putin, e também para ver o jogo entre Portugal e Marrocos, do Grupo B da Copa do Mundo. 

O suíço, amigo do presidente Putin, foi chamado como "convidado de honra" para assistir "um ou dois jogos", segundo seu assessor. Blatter foi suspenso de qualquer atividade ligada ao esporte em 2015 por seis anos após se tornar réu por envolvimento em casos de corrupção. Líder da entidade por 17 anos, ele foi retirado do cargo pelo comitê de ética da própria Fifa e substituído por Gianni Infantino.

O caso "Fifagate"

A situação de Blatter, 82 anos, começou a desandar em 2015, com o início do escândalo batizado de 'Fifagate', que investigava indícios de corrupção na FIFA. Mesmo assim, Blatter não foi atingido na época e chegou a ser reeleito presidente da entidade.

No final daquele mesmo ano, a promotoria da Suíça o tornou réu em outro caso, que envolvia uma suposta troca de favores com o presidente da federação europeia de futebola (UEFA) e ex-jogador, Michel Platini. Ambos foram suspensos de qualquer ligação com futebol pela Fifa por oito anos. Em 2016, a pena foi reduzida em dois anos.

Relembre o caso:

Recomendado para você

Comentários