01/07/2022 10:03:00 - Atualizado em 01/07/2022 15:07:00

FIFA apresenta novo sistema de impedimento semiautomático

Gustavo Garcez/Redação RedeTV!

Tecnologia será utilizada na Copa do Mundo do Catar

(Foto: Divulgação/FIFA)

A FIFA apresentou nesta sexta-feira (1º) seu sistema semiautomático de impedimento que será utilizado na Copa do Mundo do Catar, em novembro.

De acordo com a entidade, a tecnologia vai ajudar a arbitragem a marcar a posição irregular de forma mais rápida e com mais precisão.

Como funciona?

Ainda segundo a FIFA, a nova tecnologia utiliza 12 câmeras instaladas nos tetos dos estádios que rastreiam a bola e até 29 pontos “data” de cada jogador, 50 vezes por segundo. Esses 29 pontos incluem todos os membros e extremidades humanas que podem configurar a posição irregular do atleta na partida.

A bola oficial da Copa, a Al Rihla, também ajudará a equipe de arbitragem: ela terá um sensor posicionado no centro que enviará informações para a cabine do VAR no momento do toque.

A tecnologia semiautomática vai combinar esses dados de rastreamento de membros e bola com uma inteligência artificial, e fornecerá um alerta aos árbitros quando houver um impedimento.

A ideia da FIFA é disponibilizar a animação que configura a posição irregular logo após a primeira interrupção do jogo. Um vídeo do VAR será repassado nos telões dos estádios e nas transmissões.

Veja uma simulação:

Recomendado para você

Comentários