02/07/2018 12:52:00 - Atualizado em 02/07/2018 13:24:00

Brasil faz 2 a 0, avança para as quartas e elimina o México

Redação/RedeTV!

989789756
(Foto: Divulgação/FIFA)

Com gol de Neymar em jogada trabalhada e com Firmino saindo banco de reservas e marcando pela primeira vez, o Brasil venceu o México por 2 a 0 em Samara e avança às Quartas de Finais. A Seleção abriu o placar aos seis minutos do segundo tempo e marcou o último gol aos 43 minutos.

Essa é a quinta vez que os times se enfrentam em uma Copa. Na mais recente, aqui no Brasil em 2014 pela fase de grupos, o jogo foi 0 a 0 na Arena Castelão em Fortaleza, em que o destaque foi o goleiro mexicano Ochoa (titular também em 2018). No jogo desta segunda-feira, o goleiro voltou a fazer boas defesas, mas não conseguiu impedir os gols da seleção Brasileira.

De fora da área, o camisa 10 avançou para o meio, deixou de calcanhar para Willian, que avançou e cruzou rasteiro. Neymar, então, reapareceu na pequena área e, de carrinho, marcou o primeiro do Brasil. Já o segundo gol saiu de uma arrancada de Fernandinho desde o campo de ataque, que serviu grande bola para Neymar. O camisa 10 invadiu a área, deu um toque na bola para desvio do goleiro Ochoa e Firmino, que havia saído do banco de reservas, apareceu para mandar para o fundo das redes.

Nos outros três encontros, o vencedor foi o Brasil: em 1950 (4 a 0), em 1954 (5 a 0) e em 1962 (2 a 0). Nesta Copa, o México surpreendeu na estreia ao vencer a Alemanha por 1 a 0. Na sequência, ganhou da Coreia do Sul por 2 a 1. Perdeu a última partida para a Suécia por 3 a 0 e acabou passando na segunda colocação de seu grupo.

Agora, o Brasil espera seu adversário no confronto entre Bélgica e Japão, que será realizado ainda nesta segunda (2), às 15h.


Como foi o jogo

O começo do jogo mostrou um México mais ofensivo, mais presente na área brasileira. O time mexicano marcava a saída de bola do Brasil na origem, dificultando o trabalho dos armadores das jogadas da seleção brasileira. O time do técnico Juan Carlos Osorio começou a partida mais ofensivo e perigoso; e o Brasil perdia a bola com facilidade. O México cercava a área brasileira mas o goleiro Alisson trabalhou pouco. Os chutes e jogadas próximas ao gol eram neutralizados pela defesa brasileira.

989797094
(Foto: Divulgação/FIFA)

Aos 24 minutos, o Brasil finalmente entrou na área com perigo. Neymar entrou na área pelo lado esquerdo e tentou cruzar para o meio, mas Ochoa afastou parcialmente. O Brasil tentou outra finalização em sequência, com Philippe Coutinho, mas a bola subiu demais.

Após esse ataque, o Brasil voltou à área mexicana com Coutinho e Gabriel Jesus. Os dois tabelaram, Gabriel Jesus bateu para o gol, mas Ochoa espalmou. A partir dos 30 minutos, a seleção brasileira ficou mais solta no jogo, mas o México estava bem armado na defesa e continuava controlando a partida.

O Brasil começou o segundo tempo mais perigoso. Aos 2 minutos, Coutinho tabelou com Neymar e bateu forte para o gol; Ochoa defendeu. Aos cinco, o Brasil chega ao gol, com Neymar. Ele começou a jogada na entrada da área, deu um toque de calcanhar para Willian, que entrou pela esquerda e cruzou rasteiro. Neymar se jogou e empurrou a bola para o fundo do gol.

O Brasil quase ampliou aos 13 minutos, com Paulinho. O volante recebeu na entrada da área e bateu para o gol, mas Ochoa espalmou. Depois do gol, o Brasil melhorou no jogo, se soltando mais com Neymar e, principalmente, com Willian. O camisa 19 do Brasil começava a se soltar no jogo.

Mesmo melhor do que no primeiro tempo e na frente do placar, o jogo era difícil para o Brasil. Por várias vezes a defesa não conseguia sair jogando e precisava afastar com chutões. O México avançava e o Brasil, recuado, esperava a oportunidade para os contra-ataques. E aos 42 minutos, o Brasil teve a oportunidade que queria. Em contra-ataque rápido, Neymar invadiu a área pela esquerda e cruzou rasteiro para Firmino, que havia acabado de entrar. O atacante só precisou escorar para o fundo das redes e fazer a torcida respirar aliviada.

O México volta para casa como sempre: nas oitavas de final. É a sétima vez seguida que o time mexicano é eliminado nesta fase. Em 2018, chocou o mundo ao vencer a Alemanha na partida de estreia. O jogo uma Alemanha muito inferior ao time campeão do mundo em 2014, e que seria eliminado ainda na primeira fase.

Agora, o Brasil espera seu adversário no confronto entre Bélgica e Japão, que será realizado ainda nesta segunda (2), às 15h.

Recomendado para você

Comentários