EDITORIAS
 
Automobilismo   I   Dá para acreditar?   I   Futebol Brasileiro   I   Futebol Internacional   I   Campeonato Paulista Sub-20   I   Copa 2014   I   Mais Esportes
NOTÍCIA  redetviesportes
     
Data: 27/04/2012 12h50 - Atualizado em 27/04/2012 15h23    
 

Presidente do Barça exalta base deixada por Guardiola

 
Agência Estado
 
 
Depois de quatro anos e 13 títulos conquistados, a "era Guardiola" chegou ao fim no Barcelona. Nesta sexta-feira (27), o técnico anunciou sua decisão de não renovar o contrato com o clube e, com isso, sairá ao fim desta temporada, para tristeza do presidente Sandro Rosell, que fez questão de exaltar os feitos do treinador.

"A maturidade será a base para nos consolidarmos fortes e unidos em nosso futuro. Obrigado, Pep, pela felicidade que nos deu e por tudo que trouxe ao Barça. Obrigado, Pep, por ter aperfeiçoado um modelo futebolístico que nunca mais poderá ser questionado. Obrigado por ter representado a instituição de forma tão exemplar, sendo bandeira dos valores que nos definem como clube. Obrigado por seu apoio, afeto e amor", disse o presidente.

Veja mais:
>>> Após 4 anos e 13 títulos, Guardiola deixará o Barcelona

>>> Mourinho já "puxou orelha" do novo técnico do Barça

>>> Messi agradece Guardiola e revela tristeza por saída

>>> Cansado, Guardiola diz que 'desgaste' motivou saída

>>> Relembre a gloriosa carreira de Guardiola como técnico do Barça em fotos!

A ideia do Barcelona é manter o padrão apresentado nas últimas temporadas e, por isso, a diretoria definiu um substituto que já estava no clube. Será o auxiliar Tito Vilanova, que, de acordo com Rosell, poderá se aproveitar de uma "ótima base" deixada por seu antecessor.

"Temos que aprender com tudo o que ele (Guardiola) nos deixou", disse o mandatário. "(O Tito) vai partir de uma ótima base e o que deverá fazer é tentar melhorar as coisas que puder e nunca estar satisfeito com as coisas que tem", completou.

Guardiola participou de uma era vencedora no Barcelona. Entre as 13 conquistas do clube nos últimos quatro anos, foram dois títulos da Liga dos Campeões da Europa (2008/2009 e 2010/2011), dois do Mundial de Clubes (2009 e 2011) e três do Espanhol (2008/2009, 2009/2010 e 2010/2011). Mesmo com o ótimo desempenho, o treinador já vinha pensando na possibilidade de sair desde o ano passado.

"Quando Pep nos disse em outubro que pensava em não continuar, buscar um substituto passou a ser um grande desafio", declarou o diretor esportivo Andoni Zubizarreta. "A decisão (de apontar Vilanova como substituto) é fruto de várias reflexões. A mais importante, seguir competindo igual. Tito representa o jogo, as análises, o compromisso e a personalidade", completou.

Agência Estado - todos os direitos reservados.
PUBLICIDADE
Compartilhe:
VÍDEOS
»
Os 10 mais vistos
 
PUBLICIDADE ANUNCIE