Programação TV Fama Notícias Esportes Vídeos É Zueira
EDITORIAS
 
Automobilismo   I   Dá para acreditar?   I   Futebol Brasileiro   I   Futebol Internacional   I   Campeonato Paulista Sub-20   I   Copa 2014   I   Mais Esportes
NOTÍCIAS  redetviesportes
     
Data: 12/03/2012 13h01 - Atualizado em 12/03/2012 14h22    
 

Renúncia de Ricardo Teixeira: veja histórico de acusações contra o cartola

 
Redação/RedeTV!
 
 
Presidente da CBF anunciou desligamento da entidade nesta segunda-feira (Foto: Divulgação/CBF)
A renúncia de Ricardo Teixeira do comando da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), anunciada nesta segunda-feira (12) pode ser o fim de uma trajetória repleta de denúncias contra o polêmico cartola.

Veja mais:

>>> Após 23 anos, Teixeira renuncia à presidência da CBF

>>> Novo presidente da CBF já foi governador de São Paulo

>>> Dirigente da Federação Paulista de Futebol pega medalha do Timão na Copinha

Veja algumas polêmicas envolvendo o nome de Teixeira ao longo dos anos:

1994 – O “voo da muamba”

O Brasil é tetracampeão mundial, ao vencer a Copa do Mundos dos Estados Unidos. Após o voo de volta para o país, jogadores, comissão técnica e cartolas desembarcaram no Brasil com 17 toneladas de compras.

Segundo relato da época, Ricardo Teixeira pressionou a Receita Federal para que todos fossem autorizado a desembarcar do chamado “voo da muamba”, sem pagar impostos. O episódio rendeu o desligamento do secretário da Receita do então governo Itamar Franco, Osires Lopes Filho, e quinze anos depois uma condenação a Ricardo Teixeira, a perda dos direitos políticos e a proibição de que realizasse contratos com o poder público. Seus advogados conseguiram reverter a decisão.

Em meio às 17 toneladas de “muamba”, estariam chopeiras, que o presidente da CBF tentaria embarcar ilegalmente no país para instalar em um bar do qual era sócio.

2001 – A CPI do Futebol

A CBF foi um dos alvos de CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) criada no Congresso para apurar desvios de recursos, evasão de divisas, sonegação e lavagem de dinheiro. Ricardo Teixeira foi um dos principais denunciados, sendo acusado de empréstimo irregular contraído de banco durante o Mundial de Clubes da Fifa de 2000, realizado no Brasil, além de operações supostamente fraudulentas envolvendo uma agência de turismo.

2006 – Ingressos para a Copa da Alemanha


O Ministério Público denunciou Teixeira naquele ano, junto com o dono de uma empresa de turismo. A acusação era de crimes contra a ordem econômica. A empresa, Planeta Brasil, foi a única autorizada pela CBF a vender ingressos da Copa na Alemanha. A denúncia vinculava Teixeira e o dono da empresa à venda “casada” de ingressos e pacotes turísticos.

2008 – Amistoso Brasil x Portugal, superfaturamento e propina


O Brasil aplicou uma goleada expressiva sobre a seleção portuguesa, que contou com o craque Cristiano Ronaldo, em campo – por 6 x 2, mas o jogo passou à história pelas denúncias de superfaturamento pelo governo do Distrito Federal para a organização do amistoso. A Polícia Civil do Distrito Federal apontou que Ricardo Teixeira recebia pagamentos mensais de empresa contratada para organizar o jogo, no valor de R$ 10 mil.

2010 – Propina de empresa esportiva?

Em novembro de 2010, Ricardo Teixeira foi acusado por um jornalista da rede britânica BBC de receber propina da empresa esportiva ISL. A denúncia sustenta que Teixeira e o ex-presidente da Fifa João Havelange foram condenados na Suíca. O cartola processou o jornalista.

2011 – Voto em eleição da Fifa

Em maio do ano passado, Teixeira foi acusado de pedir propina para apoiar a candidatura da Inglaterra como sede da Copa do Mundo de 2018, eleição vencida pela Fifa. A acusação foi feita por David Triesman, ex-presidente da Federação Inglesa de Futebol. A Fifa abriu investigação e inocentou o cartola brasileiro.

Leia também:

>>> Para Ronaldo, saída de Ricardo Teixeira seria 'uma pena'

>>> Ricardo Teixeira se afasta da CBF com licença médica

>>> Ricardo Teixeira não vai à CBF um dia após assembleia

>>> Ricardo Teixeira decide continuar na presidência da CBF

>>> Torcedores protestam contra Teixeira durante assembleia na CBF

PUBLICIDADE
Compartilhe:
VÍDEOS
»
Os 10 mais vistos
 
PUBLICIDADE ANUNCIE