Programação TV Fama Notícias Esportes Vídeos É Zueira
EDITORIAS
 
Automobilismo   I   Dá para acreditar?   I   Futebol Brasileiro   I   Futebol Internacional   I   Campeonato Paulista Sub-20   I   Copa 2014   I   Mais Esportes
NOTÍCIAS  redetviesportes
     
Data: 12/01/2012 08h30 - Atualizado em 16/01/2012 13h20    
 

Campeonato Paulista: Conheça o regulamento da competição

Saiba quais são as regras para a disputa do torneio estadual

 
Redação/RedeTV!
 
 
Os símbolos dos quatro maiores clubes do estado (Foto: Fotomontagem/RedeTV!)
A Série A do Campeonato Paulista em 2012 será disputada entre os dias 21 de janeiro e 13 de maio por vinte clubes. Serão quatro fases ao todo. Conheça o regulamento do torneio.

Participantes
Ponte Preta, São Caetano, Portuguesa, Botafogo de Ribeirão Preto, Bragantino, Linense, Comercial, XV de Novembro de Piracicaba, Catanduvense, Guarani, Guaratinguetá, Ituano, Mirassol, Mogi Mirim, Oeste, Paulista, Santos, São Paulo, Palmeiras e Corinthians.

Primeira fase
Todos os times formarão um grupo e jogarão entre si em turno único, totalizando 19 jogos para cada equipe. Ao final desta fase, os oito clubes com melhor pontuação (sendo que a vitória  vale três pontos, o empate um ponto e a derrota não vale pontos) serão os classificados para a próxima fase. Em caso de igualdade de pontos, os critérios de desempate serão na ordem: maior número de vitórias, maior saldo de gols, maior número de gols marcados, menor número de cartões vermelhos recebidos, menor número de cartões amarelos recebidos e sorteio público na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol).

Veja mais:
>>> Santos desiste de contratar lateral-direito Jonas

>>> Corinthians: jogadores têm maratona de exercícios físicos

>>> São Paulo: ano mal começou e Emerson Leão já encara problemas

>>> Palmeiras apresenta segundo reforço: Daniel Carvalho


Rebaixamento
Ao final do torneio, os  quatro clubes que tiverem obtido o menor número de pontos serão rebaixados para a Série A2 em 2013.
 
Quartas-de-final
Os oito times que passarem de fase irão disputar as quartas-de-final do Campeonato Paulista. O primeiro colocado encara o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo, o terceiro duela com o sexto e quarto e quinto fecham a série de jogos. Serão partidas únicas e em caso de empate, o vitorioso será conhecido por meio da cobrança de pênaltis. Entre as equipes que jogarem, os clubes de melhor campanha na primeira fase irão sediar os jogos.

Semifinal
Na semifinal serão realizados jogos únicos que caso empatem, serão decididos nos pénaltis. Entre as equipes que jogarem, os clubes de melhor campanha na primeira fase irão sediar os jogos.

Final

A final será disputada em duas partidas, como o clube que tem melhor campanha jogando em casa o returno. Em caso de empate, será considerado o saldo de gols apenas dos jogos finais. Persistindo a igualdade, serão cobradas as penalidades.

Melhor Campanha

Será considerada uma melhor campanha o clube que somar o maior número de pontos considerando todas as fases da competição - e se necessário, serão seguidos os critérios de desempate já expostos.

Torneio do Interior

As equipes que terminarem a primeira fase entre a 5ª e a 8ª colocação, exceto os times da capital do estado de São Paulo e o Santos, irão disputar o Torneio do Interior. Se caso o Santos ou um time da capital acabar dentro dessa zona, automaticamente o próximo na tabela de classificação irá preencher a vaga.

Os classificados irão primeiro jogar uma semifinal, em partida única, sendo o mandante o clube de melhor campanha. O quinto enfrenta o oitavo e sexto encara o sétimo. Em caso de empate será feita a cobrança de pênaltis.

A final do Torneio do Interior será disputada em dois jogos, sendo o returno sediado pela equipe de melhor campanha considerando todo o campeonato. Com empate, será considerado o saldo de gols só dos dois jogos decisivos. Persistindo a igualdade, será resolvido nas penalidades.

Leia também:
>>> Campeonato Carioca: Veja todos os times que disputam o torneio
>>> Campeonato Paulista: Veja todos os times que disputam o torneio
>>> Campeonato Paulista: Conheça o regulamento da competição
>>> Relembre as trajetórias campeãs do Santos em 2010 e 2011
PUBLICIDADE
Compartilhe:
VÍDEOS
»
Os 10 mais vistos
 
PUBLICIDADE ANUNCIE