grande vencedora

Acadêmicos do Tatuapé é bicampeã em São Paulo


Publicada:13/02/2018 17:52:00
Redação/RedeTV!

(Foto: Divulgação/Liga SP)

Campeã em São Paulo no ano passado, a escola Acadêmicos do Tatuapé, da zona leste, garantiu o título também no Carnaval deste ano com enredo que celebrava o Maranhão - relembre cenas do desfile.

Empatada com outras agremiações na maior parte da apuração, realizada na tarde desta terça-feira (13), no sambódromo do Anhembi, a Tatuapé  teve melhor pontuação nos quesitos mestre-sala e porta-bandeira, e harmonia - o que garantiu a vitória.

"Estou muito contente e não vejo a hora de chegar na quadra, abraçar cada um dos nossos componentes. Nós fizemos o melhor desfile da nossa história", afirmou o presidente da escola, Eduardo Santos, em entrevista a jornalistas após o anúncio do resultado.

Quinta a desfilar na sexta-feira (9), a primeira noite da folia do Grupo Especial em São Paulo, a agremiação teve como enredo "Maranhão: Os tambores vão tocar na terra de encantaria". Com 3,2 mil integrantes, a escola entrou com uma ala que representava o mar e as caravelas dos portugueses. Na sequência, alas e carros mostraram a culinária, a história e a natureza do estado brasileiro. 

O desfile exaltou a beleza da fauna e flora do estado, mas também destacou as mazelas da escravidão, além de mostrar as tradições religiosas e o folclore local. Um dos principais destaques foi a bateria, que interagiu com os integrantes fazendo "paradas" para os componentes cantarem o samba. A Acadêmicos do Tatuapé ainda apostou em uma bossa ao ritmo de reggae, muito popular no Maranhão.

Na próxima sexta-feira (16), a Tatuapé voltará ao sambódromo para o Desfile das Campeãs, que também contará com Mocidade Alegre (2º lugar), Mancha Verde (3º), Tom Maior (4º) e Dragões da Real (5º).

Nem tudo é festa

As escolas Independente Tricolor (267,7 pontos) e Unidos do Peruche (268,4 pontos) foram rebaixadas e irão desfilar no Grupo de Acesso do Carnaval paulista no ano que vem. 

Embora com 216 pontos, a Acadêmicos do Tucuruvi, que sofreu com o incêndio que atingiu seu galpão em no mês passado, não pôde ser rebaixada por decisão da Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo. 

Trajetória da vencedora

A escola Acadêmicos do Tatuapé surgiu em 1952, com o nome Unidos da Vila Izabel. Chegou ao terceiro lugar do carnaval em 1969 e 1970, mas em 1986 encerrou as atividades por cinco anos.

Em 1991, a escola iniciou um processo de resgate que incluiu a sucessiva promoção pelos diversos grupos do carnaval até retornar ao Grupo Especial em 2004. Caiu em 2006 e retornou à elite em 2013 para permanecer de vez.

Em 2017, a agremiação venceu o carnaval paulistano com o enredo Mãe África Conta a Sua História: do Berço Sagrado da Humanidade à Abençoada Terra do Ouro.

(Foto: Divulgação/Liga SP)


(Foto: Divulgação/Liga SP)

Veja também!

Acadêmicos do Tatuapé vence carnaval de São Paulo

Notícias Relacionadas

Comentários