COLUNISTAS
 »
   
DESVENDANDO A TECNOLOGIA
Cláudio Boghi é administrador de empresas, analista de sistemas e possui MBA em Tecnologia Educacional. É mestre em administração de empresas e em ciência da tecnologia pela USP. Atua como consultor há mais de 27 anos em tecnologia da informação e em gestão socioambiental.
 
 
postado em 05/02/2018 16h23

Um Resumo do Campus Party Brasil 2018

(Foto:Campus Party Brasil)

A Campus Party Brasil 2018 aconteceu entre os dias 31 de janeiro a 3 de fevereiro, novamente no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. A organização do evento de tecnologia, ciência e “cultura nerd” também teve 40 Gb de alta velocidade, a participação de 12000 campuseiros, 900 horas de conteúdos e 24 horas sem parar com a turma colocando a mão na massa, ou quem sabe, o “pensamento a todo vapor”.

A edição de 2018 da Campus Party é a 11 ª no Brasil e a organização prometeu um evento especial, que a cada ano está ficando melhor.

Muitas palestras, workshops, kackathons (competições e desafios de desenvolvimento que estimulam a capacidade de inovação dos participantes) foram realizadas na arena e bancadas, sem contar os 9 palcos temáticos montados para divertir a turma.

O que me chamou a atenção foram os Workshops de Neurociência, onde ao pagar pelo evento você adquiria:
– Para o Workshop Cyborg o campuseiro receberia o Kit RoboRoach (mochila micro estimuladora mais kit de cirurgia);

– Para o Workshop Human to Human Interface, o campuseiro receberia o kit Muscle Spikeshield (controlador Arduino + Muscle Interface);

– O workshop tinha duração de duas horas, com apresentações informativas, assistência guiada para a realização da cirurgia e esclarecimento de dúvidas;

– O kit ainda poderia ser levado para casa após o evento.

Claro que na atual conjuntura da Tecnologia da Informação, não podia faltar a Conferência Blockchain que foi realizada no dia 01 de fevereiro, no Palco Principal da Campus Party Brasil. Com grade especialmente pensada no universo Blockchain, grandes personalidades do mercado financeiro, de desenvolvimento e especialistas desta tecnologia emergente debateram as tendências do futuro com grande desenvoltura.

Com certeza, uma área chamada de Campus Party Wellness, uma área importante na minha visão, tratava-se de um espaço exclusivo de relaxamento e cuidados com a mente e o corpo. A finalidade era proporcionar mais bem-estar aos participantes. O campuseiro, poderia participar de sessões de meditação com três diferentes focos, tais como, mindful eating (autocuidado compassivo com sua alimentação), relaxamento muscular e meditação guiada; macas para a realização de quick massage e uma área para a realização de exercícios de yoga e também outras atividades com foco em saúde como uma quadra poliesportiva para a prática de esportes estavam lá para ajudar a turma no momento de desgaste mental, repor suas energias.

As Áreas de Conteúdos estavam divididas e explicadas abaixo.

1-) Ciência

a) Astronomia e Espaço;

b) Modding (pessoas que modificam seu computador dando a ele uma aparência mais interessante e ainda deixando seu computador muito rápido) e Eletrônica;

c) Robótica.

2-) Criatividade

a) Social Media (envolve diversas atividades integradas à tecnologia, interações sociais e à construção de palavras, vídeos, fotos e música);

b) Design;

c) Multimídia (Foto, Vídeo e Música).

3-) Inovação

a) Desenvolvimento (ler código, escrever código, compartilhar código e entregar código);
b) Segurança e Redes;

c) Software Livre (é um a expressão utilizada para designar qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado e redistribuído pelos usuários gratuitamente).

4-) Universo Digital

a) Games;

b) Simulação;

c) TV Digital;

d) Cinema;

e) Quadrinhos.

5-) Empreendedorismo

Jovens Empreendedores que buscam parceiros para apoiar seus projetos.

Caso necessitar de mais informações entre no site: http://brasil.campus-party.org/

Até a Próxima!
 

Comentários