COLUNISTAS
 »
   
DESVENDANDO A TECNOLOGIA
Cláudio Boghi é administrador de empresas, analista de sistemas e possui MBA em Tecnologia Educacional. É mestre em administração de empresas e em ciência da tecnologia pela USP. Atua como consultor há mais de 27 anos em tecnologia da informação e em gestão socioambiental.
 
 
postado em 04/07/2017 15h42

Pontos Positivos e Negativos na 4ª Revolução Industrial

 

Para entender a 4ª Revolução Industrial – ou revolução 4.0 –, precisamos voltar um pouco na história. 

Passamos por três processos históricos transformadores: o primeiro marcou o ritmo da produção manual à mecanizada, entre 1760 e 1830; o segundo, por volta de 1850, trouxe a eletricidade e permitiu a manufatura em massa; o terceiro aconteceu em meados do século 20, com a chegada da eletrônica, da tecnologia da informação (computadores, principalmente software e hardware) e das telecomunicações; o quatro processo, que em sido muito debatido em todas as áreas do conhecimento e segmentos do mercado, tem o potencial de elevar os níveis globais de rendimento e melhorar a qualidade de vida de populações inteiras, como comentei em um artigo anteriormente a este. São as mesmas populações que se beneficiaram com a chegada do mundo digital e a possibilidade de fazer pagamentos, escutar e pedir um táxi a partir de um celular antigo e barato.

Obviamente, o processo de transformação só beneficiará aquele que for capaz de inovar e se adaptar. E como tudo, tem seus pontos positivos e negativos, como os que exemplifico a seguir:

Pontos Positivos:

1) Para a área da saúde será fantástico, devido a uma maior interação entre o ser humano e a medicina, como: marca-passos e implantes cocleares (um aparelho implantado na orelha cirurgicamente, capaz de estimular diretamente o nervo auditivo, causando sensações sonoras), que já estão ajudando bastante, além de informar os parâmetros das doenças, ao mesmo tempo envia essas informações aos médicos e estes já destinam aos seus pacientes os medicamentos a serem tomados.

2) Localização de idosos e crianças por meio de chips exclusivos implantados em partes do corpo sem que afetem o sistema orgânico.

3) Com a tecnologia do chip implantado no corpo ficará fácil interligar a pessoa ao smartphone por meio de aplicativos (apps), e esses, por ondas cerebrais, enviam informações ao smartphone para saber como está sua depressão, ansiedade, humor entre outros.

Pontos Negativos:

1) Nunca a privacidade humana será tão aberta a muita gente, pois isso requer um sistema de bloqueio para não vazar informações para quaisquer pessoas (médicos, dentistas, psicólogos, por exemplo.

2) A identificação em tempo real pode ser um ponto negativo se ambas as pessoas não se conhecerem e seus aplicativos começarem a trocar informações com desconhecidos.

3) É muito provável que o ser humano sofra com as rápidas mudanças culturais, com a velocidade em que acontecem, pois sua memória passa a ter um grande número de informações mais do que já tem hoje, de modo acelerado, e isso pode ocasionar alguns problemas de ordem psicológica.

Um outro conceito, que acredito terão boa aceitação, são as tatuagens digitais que podem ajudar a acessar uma conta bancária em um caixa 24 horas ou desbloquear e dar partida em um carro ou moto, e quem sabe trocar informações com outras pessoas que possuem essas tatuagens digitais.

Pois é, a 4ª Revolução Digital ou Revolução 4.0, mais uma vez, vai surpreender o mundo daqui há alguns anos. Aliás, já tem surpreendido com importantes rupturas e inovações.

Até a próxima!

 

Comentários