COLUNISTAS
 »
   
DESVENDANDO A TECNOLOGIA
Cláudio Boghi é administrador de empresas, analista de sistemas e possui MBA em Tecnologia Educacional. É mestre em administração de empresas e em ciência da tecnologia pela USP. Atua como consultor há mais de 27 anos em tecnologia da informação e em gestão socioambiental.
 
 
postado em 01/12/2017 17h21

Pensando em Bitcoins ou CryptoMoedas?


Foto: Divulgação 


As moedas virtuais bitcoin propõe um novo modelo econômico sem governos ou instituições financeiras. Todas as transações são feitas de usuário para usuário “P2P” assim sem intermediários. Criada por um homem chamado Satoshi Nakamoto, podemos chama-la de  "moeda da internet” ou “moeda virtual” ou até de CryptoAtivo, como é chamada por alguns, tem um funcionamento complexo mais também muito simples baseado em um conjunto de regras BlockChain (cadeia de blocos), no qual os usuários são "responsáveis" pela regulação do dinheiro eletrônico diretamente.

Como um novo usuário, você pode iniciar com Bitcoin sem entender de detalhes técnicos. Depois que instalar uma carteira “Wallet” de Bitcoin em seu computador ou smartphone, ela vai gerar seu primeiro endereço “CryptCurrencies” de Bitcoin, ou de qualquer outra “Cryptomoeda” escolhida, pois existe mais de 1319 CryptoCurrencies disponíveis, e você pode criar mais sempre que precisar. Você pode mostrar ou compartilhar seu endereço por meio de QRcode ou simples fila de caracteres para seus amigos para receber  ou pagamentos e vice-versa. Na verdade, é bem parecido com o funcionamento de um e-mail, a única diferença é que os endereços (Wallet) de Bitcoin devem ser usados apenas uma vez.

A cadeia de blocos (BlockChain) é igual a um livro de registro de contabilidade público, compartilhado na nuvem no qual toda a rede BlockChain confia. Todas transações confirmadas são incluídas na cadeia de blocos. Desta forma, as carteiras de Bitcoin podem calcular seu saldo disponível e novas transações podem ser verificadas para que se possa usar bitcoins que são realmente de propriedade de quem está transacionando. A integridade e ordem cronológica da cadeia de blocos são protegidas por criptografia.

Uma transação é uma transferência de valor entre carteiras Bitcoin que é incluída na blockchain (cadeia de blocos em português, são um sistema de contabilidade. São uma maneira de esclarecer e validar um registro, uma transação. Porém, ao contrário de outros sistemas, o registro gerado pelo blockchain é distribuído na Nuvem; está presente em todas as partes onde o software é rodado) Carteiras Bitcoin mantém uma informação secreta chamada chave privada ou semente, que é usada para assinar transações, fornecendo uma prova matemática provando que elas vieram do dono da carteira. A assinatura também previne que a transação seja alterada por qualquer um depois de emitida. Todas as transações são divulgadas entre os usuários e normalmente começam a ser confirmadas pela rede nos próximos 10 minutos, através de um processo chamado mineração.

A mineração é um sistema que funciona através de consenso serve para confirmar as transações e incluí-las no blockchain. Protege a neutralidade da rede, e permite que diferentes computadores estejam harmonicamente sincronizados com o sistema. Para serem confirmadas, as transações devem ser incluídas em um bloco e verificadas pela rede através de regras criptográficas. Essas regras previnem que blocos antigos sejam modificados, o que provocaria a invalidação dos blocos posteriores. A mineração também cria um jogo equivalente à loteria, que dificulta a criação de novos blocos pelas mesmas pessoas. Isto evita que pessoas possam decidir o que incluir no blockchain ou mudar partes do blockchain e assim conseguir reverter suas próprias transações.

Se você está interessado em investir em bitcoin sugiro que procure pessoas certas ou grupos que tratam sobre o assunto como o Bitcoin Clube Brasil no linkedin https://www.linkedin.com/groups/8630923, ou em corretoras sérias como: FoxBit, CoinBr e Bitcointoyou. Peço que entre nos sites colocadas aqui e leia tudo que achar de interessante. Se precisar, entre em contato com os corretores das mesmas.

Até a próxima!

Bibliografia: 
https://bitcoin.org/pt_BR/

https://endeavor.org.br/blockchain/

http://jornadadodinheiro.com/investir/as-3-plataformas-mais-seguras-para-comprar-bitcoins/

Apoio:
BitCoin Clube Brasil https://www.linkedin.com/groups/8630923
 

Comentários