De segunda a sexta, às 15h

Sonia Abrão

Sonia Abrão é jornalista formada pela Faculdade de Comunicação Social Cásper Líbero. A opção pelo jornalismo popular surgiu com o trabalho no Notícias Populares, com linguagem ágil, direta e objetiva. Esse tipo de publicação sempre foi um desafio, e ela passou por revistas como Contigo, Amiga, Semanário, etc., não só como colunista, mas também como redatora, repórter e chefe de reportagem.

Sonia teve coluna diária de televisão  no Diário de São Paulo. O trabalho em jornal acabou por levá-la à TV com o assunto de suas colunas, primeiro como convidada dos programas campeões de audiência, como os de Silvio Santos, Chacrinha, Flávio Cavalcanti, Gugu, Hebe Camargo, Raul Gil, J.Silvestre, etc., depois, como comentarista de TV no programa Aqui Agora, e ainda como repórter do helicóptero do Gugu. No rádio, teve quadro como comentarista de TV nos programas de maior audiência do AM e, depois, como comunicadora de seus próprios programas nas rádios Tupi, Globo, América, Capital e rádio Record.

Na TV, com o programa A Casa é Sua!, Sonia revolucionou a fórmula dos tradicionais programas "femininos" do horário da tarde. Sua primeira providência foi acabar com quadros de culinária, desfiles de moda, artesanato, estética, etc., passando a apostar, como jornalista que é, em um esquema totalmente informativo, num jornalismo de variedades e também de reportagem geral. Resultado: um mix de assuntos artísticos, entrevistas com personalidades dos mais variados segmentos, inclusive o político, jornalismo-denúncia e investigativo, flagras e fofocas, além dos quadros opinativos como o Joga Fora no Lixo, que virou mania entre os telespectadores, causando muita polêmica, e o Entre na Roda (um debate com gente famosa sobre os assuntos da semana). Atualmente o programa é assinado com o nome de 'A Tarde É Sua'.

Por ser da imprensa, Sonia decidiu abrir espaço para os jornais e revistas no programa, mostrando todas as grandes matérias, os grandes destaques, as manchetes do dia, lendo junto com o público os assuntos mais interessantes e exibindo as fotos mais marcantes, tudo isso no quadro Fatos e Boatos, que inclui também as revistas e tablóides estrangeiros. Apesar de marca registrada do programa, o esquema passou a ser imitado por outros programas do horário, nas emissoras concorrentes e acabou virando uma nova forma de dar as notícias na TV.

Foi uma das primeiras a integrar a Internet à TV, com o quadro Site By Site, fazendo um giro pelos principais sites de variedades, inclusive internacionais.

Sonia Abrão também é escritora, já tendo lançado os livros “Santas Receitas”, “Abaixo a Mulher Capacho” e "Homens que Somem".